PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem A mobilidade em duas rodas

Ciclovias e ciclofaixas são sistemas de mobilidade de cidade responsável e finalmente uma lei foi aprovado pela Câmara e sancionada pelo Executivo. A possibilidade do ciclista conduzir sua bicicleta de forma independente, segura e responsável é prioridade acima de qualquer tipo de infraestrutura e é um dos pilares de qualquer política para promover a bicicleta como meio de transporte eficiente.

No Brasil, já existem algumas iniciativas das Prefeituras para melhorar as condições para os ciclistas que pedalam nas cidades. Porém, a maioria das cidades brasileiras ainda está longe de ter condições boas e seguras para os ciclistas circularem no trânsito urbano. Nós já publicamos aqui alguns exemplos de cidades no mundo onde as bicicletas convivem perfeitamente com os carros e ônibus 

Em Ponta Grosa, a lei sancionada prevê a execução e o fortalecimento de ações de incentivo “ao uso de bicicletas, patins, patinetes e afins, bem como a prática da corrida de rua, contribuindo dessa forma, para o desenvolvimento da mobilidade sustentável e prática de atividade física”. A lei prevê a criação do sistema cicloviário da cidade e que tal sistema seja composto por ciclovias, ciclofaixas, passeios compartilhados e rotas operacionais de ciclismo, além de locais específicos para estacionamento composto por bicicletários e paraciclos.

O texto publicado em Diário Oficial prevê que a instalação do sistema cicloviário seja realizada de forma gradativa, levando em conta os trajetos em que a demanda seja maior. A proposta prevê ainda a instalação de bicicletários em locais públicos de grande movimentação, como a sede da Prefeitura e os terminais de ônibus da cidade, além de exigência de que novas praças com mais de 4 mil m² contem com bicliclatérios, paraciclos e acesso para bicicletas.

Para especialistas, mesmo que ainda existam pontos de melhora, que as ciclovias ainda não estejam totalmente conectadas e que não atinjam toda a cidade, elas representam melhor aproveitamento do viário, com mais segurança e saúde para seus cidadãos, menos estresse, menos congestionamento e menos mortes no trânsito.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE