PUBLICIDADE

Uma política de segurança para PG

Imagem ilustrativa da imagem Uma política de segurança para PG

A insegurança nas ruas de Ponta Grossa atinge níveis preocupantes. O roubo, seguindo de tentativa de latrocínio, ocorrido ontem de manhã, na área central da cidade, é um dos tipos de crimes que poderiam ser evitados se o número de policiais fosse suficiente. Percebe-se a expansão dos conjuntos habitacionais, o crescimento da população, a industrialização, entre outros fatores de desenvolvimento, sem o imprescindível incremento da força policial.

Há 20 anos, aproximadamente, com uma população bem mais modesta, Ponta Grossa contava com módulos da Polícia Militar em bairros estratégicos (Oficinas, Jardim Carvalho, Uvaranas e Nova Rússia). Este sistema possibilitava maior segurança aos bairros, inibia a ação de bandidos e proporcionava um atendimento rápido à população. Todos tinham segurança.

Para economizar, o governo, ao longo dos anos, desmontou esta estrutura, mas não criou mecanismos similares para impedir os índices de crime e violência. Na década de 90 foi criado o Módulo Móvel que, por não atender as expectativas da população e por ser oneroso aos cofres públicos, teve vida curta.

Muito embora o governo defenda que módulos fixos são ultrapassados e ineficientes, uma estrutura com viaturas, motos e policiais em bairros estratégicos, inibiria a metade dos crimes. Isso é possível. O investimento será alto, mas vidas serão salvos e patrimônios não serão levados de moradores pelos criminosos.

Em Ponta Grossa, a estrutura de segurança se concentra na região central. A base da 1ª Companhia, responsável pelo policiamento preventivo e repressivo na cidade, está no Parque Ambiental. Os distritos policiais, agregados à 13ª SDP, estão na área central (pelo menos a maioria). Se essas unidades estivessem nos bairros, atenderiam melhor os moradores.

O Conselho Comunitário de Segurança precisa ficar atento sobre a centralização da segurança. Importante também é criar um plano específico de segurança considerando as particularidades de Ponta Grossa, como relevo acidentado, grande entroncamento rodoviários e crescimento desordenado. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE EDITORIAL

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE