PUBLICIDADE

Planejamento orçamentário para 2019 já deve ser iniciado

Especialista afirma que o ideal é projetar de três a cinco anos o cenário futuro
Especialista afirma que o ideal é projetar de três a cinco anos o cenário futuro -

Um ponto importante é realizar esse planejamento com antecedência, cerca de um a três meses, pois é necessário validar esse orçamento, fazer a departamentalização da empresa

Por: Thiago Kremer

Ano praticamente acabando e você alcançou os resultados que esperava? O que fez para alcançá-los? Ou está com a sensação de que 2018 passou voando e ainda não tem certeza se foi bom ou ruim?

Mas como mudar isso e ser dono do seu destino? Não se esqueça: o futuro é construído hoje. E para que você tenha um controle maior sobre o que está por vir em 2019, realize já seu planejamento orçamentário do próximo ano.

Esse planejamento consiste em orçar todos seus custos, despesas, receitas e investimentos. Trabalhe com o histórico passado da empresa para que tenha um planejamento realista. O ideal é projetar de três a cinco anos o cenário futuro, visto que é fundamental pensar em curto, médio e longo prazo.

Com isso conseguirá visualizar possíveis riscos e tomar atitudes para minimizá-los, como também identificar possíveis oportunidades e não as desperdiçar. Com esse planejamento orçamentário em mãos, o gestor terá plenas condições de simular novas estratégias ou variações que podem afetar sua empresa.

Outro benefício dessa ferramenta é gerar mais autonomia em sua empresa, pois com orçamento determinado não há necessidade de todos os departamentos aguardarem aprovação de suas ações, pois tudo já está previamente definido.

Um ponto muito importante é realizar esse planejamento com antecedência, cerca de um a três meses, dependendo do porte da empresa, pois é necessário validar esse orçamento, fazer a departamentalização da empresa, e envolver todos os responsáveis por essas áreas, para enriquecer ainda mais essa ferramenta.

Como dito antes o futuro começa agora, determine metas alcançáveis, crie indicadores para facilitar o acompanhamento e aplicar correções a tempo, pois imprevistos são previstos. Lembre-se um orçamento não é apenas uma ferramenta de gestão, mas também uma grande vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE