PUBLICIDADE

PG tem 30 dias para entregar obras no aeroporto

Prefeitura realiza ampliações na pista e luta contra o tempo para entregar tudo até o final do mês. Azul já vende voos para o dia 2 de setembro.

Imagem ilustrativa da imagem PG tem 30 dias para entregar obras no aeroporto
-

Prefeitura realiza ampliações na pista e luta contra o tempo para entregar tudo até o final do mês. Azul já vende voos para o dia 2 de setembro.

A Prefeitura de Ponta Grossa tem 30 dias para concluir a obra de ampliação da pista no aeroporto Sant’Ana sem prejudicar a venda de voos da Azul, companhia aérea responsável pela operação da única linha comercial do aeroporto. Isso porque a empresa já realiza as vendas de passagens, através do próprio site, para o dia 2 de setembro.

A obra, orçada em R$ 4,1 milhões, contempla a ampliação lateral da pista, recape, nova pintura e um sistema de drenagem que deve auxiliar o pouso das aeronaves por conta da melhora do atrito. Os trabalhos ainda fazem parte de um processo ainda maior da Prefeitura, que deseja receber aeronaves de portes maiores e, assim, ampliar os voos comerciais no aeroporto.

Em uma transmissão direta pelo Facebook do prefeito Marcelo Rangel, o secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonare, afirmou que a reforma era necessária por conta da degradação da pista. “Ela será toda recapada com microtextura para que aeronaves tenham mais condições de pouso”, conta. Rangel também destacou a importância da nova estrutura. “Eram várias rachaduras da pista que poderiam prejudicar o trabalho da Azul”, explica.

Atualmente, a única companhia que opera com aeronaves do modelo ATR, capaz de pousar na pista do Sant’Ana, é a Azul. Com a ampliação total da pista, o PGZ estará credenciado a receber outras companhias aéreas trabalhando no local. No entanto, somente a obra realizada durante o mês de agosto ainda não será suficiente para este processo.

A Prefeitura de Ponta Grossa ainda deve ampliar o tamanho da pista, passando dos atuais 1.430 metros para 1.830 metros. Para esta segunda obra, será necessária a retirada de um trilho de trem que passa logo à frente da pista do Sant’Ana, em um processo um pouco mais dificultoso que a simples ampliação. As negociações para esta segunda parte da reforma já iniciaram. Na próxima semana, Rangel e Carbonare devem seguir à Brasília (DF) para buscar recursos e também a liberação para a realização da obra.

Direção quer retomar voos diários

Com o fim das obras e a possível ampliação da pista em mais 400 metros, a direção do Aeroporto Sant’Ana também pretende retomar os voos diários no local. Em entrevista recente ao Portal aRede, o superintendente do PGZ, Victor Hugo de Oliveira, afirmou que já em setembro a possibilidade será discutida com a Azul. No entanto, quando a pista for ampliada, outras empresas também serão contatadas para a possibilidades de voos comerciais diários.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE