PUBLICIDADE

Mercado de trabalho de PG ganha 170 novos contratados

Segundo números do Ministério do Trabalho, entre janeiro e abril 620 novos postos foram criados na cidade

Imagem ilustrativa da imagem Mercado de trabalho de PG ganha 170 novos contratados
-

Ponta Grossa mantém seu ciclo de geração de emprego no mercado de trabalho. Por mais um mês consecutivo, o número de admitidos foi maior que o de demitidos, resultado em um saldo de 170 novos trabalhadores com carteira assinada no município em abril. No acumulado do ano já são 620 novas vagas abertas, segundo os números revelados nesta sexta-feira, pelo Ministério do Trabalho, através do levantamento mensal do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Entre as 60 maiores cidades do Paraná, Ponta Grossa foi a 10ª que mais gerou novas oportunidades neste primeiro quadrimestre. Apesar de positivo, o resultado está inferior à maioria das principais cidades do Estado, como Maringá (2,2 mil vagas), Cascavel (2,1 mil vagas), São José dos Pinhais (1,9 mil vagas) e Foz do Iguaçu (961 vagas). Londrina, por sua vez, segue no vermelho, com 48 vagas fechadas no ano. 

Tanto no acumulado do ano quando no mês de abril, o setor de serviços liderou as contratações, seguido da indústria. Enquanto o primeiro ampliou em 195 o número de trabalhadores registrados em um mês, chegando a 769 no ano, a indústria de transformação elevou em 55 os contratados, somando 364 novas vagas. Apenas três setores, dos oito avaliados, fecharam mais vagas que abriram no mês passado: a construção civil (-39), a administração pública (-32) e o comércio (-29). No quadrimestre, a construção perdeu 192 trabalhadores. 

Paulo Carbonare, secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, avalia os números no âmbito salarial, lembrando que impacta, mensalmente, em um acréscimo milionário na circulação de dinheiro na cidade. “De acordo com os estudos realizados pelo PMAI o salário médio em Ponta Grossa é de R$ 2.300. Considerando esse saldo de 170 empregos, cerca de R$ 400 mil foram inseridos mensalmente na economia da cidade de forma direta, refletindo diretamente no comércio e serviços. E, o mais importante, é que a nossa empregabilidade tem tido constância, estando estabilizada e em crescimento nos últimos meses”, diz.

Mais de 115 mil vagas abertas

O Paraná foi o terceiro estado brasileiro e o primeiro na Região Sul que mais criou vagas de emprego em abril. O saldo no mês passado foi de 9.228 postos com carteira assinada no Estado, um acréscimo de 0,28% com relação ao mês de março. Na frente, apenas São Paulo e Minas Gerais, que criaram 44.426 e 23.563 vagas respectivamente. No Brasil, o acréscimo foi de 115.898 postos, uma variação positiva de 0,3% em relação ao mês de março. No acumulado do ano, houve crescimento de 336.855 empregos no País.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE