PUBLICIDADE

Empreendimentos imobiliários recuam 11% em Ponta Grossa

Ponta Grossa teve uma redução de 11% nos registros de empreendimentos imobiliários, segundo levantamento foi realizado pelo escritório regional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR). O índice considera os registros de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) encaminhados pelos profissionais de engenharia da cidade de janeiro a 19 de setembro de 2015 e o mesmo período de 2015. 
Tiveram redução no crescimento no último ano especialmente os setores de edificações para postos de serviço, edificações públicas, de esporte, para ensino, edificações comerciais e habitações unifamiliares. Outro setor que registrou redução no período foi o de empreendimentos industriais acima de 100 m². De janeiro a setembro de 2015, foram 32 registros de ART, e 24 no mesmo período deste ano - uma queda de 25%. 
Para o gerente regional do Crea-PR em Ponta Grossa, Vander Della Coletta Moreno, esse índice é reflexo de uma crise na indústria. “Muita gente perdeu o emprego. Em Ponta Grossa, apesar de ter diminuído talvez menos que outras regiões do estado, as demissões também afetam obras e reformas, Muitas empresas terminaram obras no ano passado, e neste ano o ritmo está menor”, explica. No entanto, os executivos do setor estão otimistas quanto ao crescimento nos próximos dois anos. 
Alvarás mostram crescimento 
Os dados que consideram os alvarás aprovados na cidade, no entanto, mostram crescimento da indústria. Os números não consideram ampliações e reformas. Informações do Departamento de Urbanismo, Secretaria Municipal de Planejamento da Prefeitura mostram que 243.599,97 m² foram aprovados para construção na cidade no ano passado. De janeiro a setembro de 2015, o setor de construção residencial teve 226.407,08 metros aprovados. No mesmo período deste ano, foram 216.664,36, uma redução de quase 10 mil metros quadrados. Já o setor industrial cresceu mais de 7 mil metros quadrados em 2016, e o comercial cerca de mil metros quadrados
Por outro lado, houve crescimento dos registros de ART de conjuntos habitacionais, que passaram de 67 em 2015 (considerando o período de janeiro a setembro) para 78 em 2016 - um crescimento de 16,4%. Ainda assim, não se compara aos desenvolvimento registrado em anos anteriores. “Ponta Grossa cresceu muito de 2009 para cá, especialmente pelos empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida, mas o déficit habitacional ainda é grande”, diz Moreno
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE