PUBLICIDADE

PG contraria a média nacional e gera 20 novas vagas de emprego em julho

Números positivos foram impulsionados pela indústria, que gerou 129 novas vagas de emprego. Comércio e agropecuária tiveram maior queda

Imagem ilustrativa da imagem PG contraria a média nacional e gera 20 novas vagas de emprego em julho

Contrariando as médias nacional, estadual e das cidades paranaenses com mais de 250 mil habitantes, que registraram saldo negativo na geração de emprego, Ponta Grossa conseguiu elevar o número de empregados com carteira assinada no mês de julho. Números revelados pelo Ministério do Trabalho, nesta quinta-feira, referentes ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostram que a Princesa dos Campos gerou 20 novas vagas, fruto das 2.598 admissões contra os 2.578 desligamentos no mês passado.

O principal destaque, no entanto fica por conta da segmentação dessas vagas. A indústria, que havia fechado quase 500 vagas no primeiro semestre, apresentou uma reagida, e foi o segmento que mais contratou em julho: 129 de saldo positivo. No total, 491 pessoas foram contratadas e 362 foram demitidas. Outros setores que apresentaram crescimento foram a administração pública (106) e a construção civil, que teve um salto positivo de 27 vagas. Os segmentos que mais fecharam vagas foram o comércio (-48) e a agropecuária (-138).

O Secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonar, exalta os números da Indústria, afirmando que não houve nenhuma grande contratação de uma indústria em si, o que representa que houve um aumento gradual no quadro de funcionários de muitas empresas. “Talvez isso seja reflexo da confiança no Brasil, que começa a melhorar e gera uma retomada. Nos últimos meses não foram números bons na indústria, mas com essa chance de retomada os números vão crescer e, assim, pedimos para que as pessoas que buscam emprego que se qualifiquem, porque, com a retomada, deverá haver grande contratação”, acredita, apontando também a perspectiva de elevação no comércio a partir de agosto.

Apesar dessa reagida, no acumulado do ano, o saldo ainda é negativo, com o fechamento de 559 vagas (19.860 admissões e 20.419 desligamentos). Desempenho que é melhor que cidades como Curitiba (-13.875), São José dos Pinhais (-1.622), Cascavel (-1.577) e Londrina (-1.265); mas inferior a Maringá (-436) e Foz do Iguaçu (-134).

Palmeira tem o 2º melhor desempenho na geração no Estado

No Brasil, foram fechadas mais 94.724 vagas, pior resultado desde março, enquanto que no Paraná, houve o fechamento de 5.618 vagas. Entre as cidades paranaenses com mais de 250 mil habitantes, os piores desempenhos foram de Curitiba (-2.763), Londrina (-627), Maringá (-278) e São José dos Pinhais (-254). Cascavel fechou 135 vagas e, Foz do Iguaçu, teve o saldo de 50 negativos. Entre as cidades da região dos Campos Gerais, grande destaque para Palmeira, que gerou 104 novas vagas, das quais 99 na indústria, sendo o segundo município que mais gerou vagas no Estado neste mês de julho. Além de Palmeira e Ponta Grossa, Prudentópolis foi a única positiva, com 9 vagas geradas.Fecharam vagas Jaguariaíva (-19), Irati (-36), Castro (-44) e Telêmaco Borba (-150).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE