PUBLICIDADE

Roubo de identidade: o golpe que pode colocar suas contas em risco

Imagem ilustrativa da imagem Roubo de identidade: o golpe que pode colocar suas contas em risco

Por Henrique Chagas


Uma das técnicas de fraude que podem colocar em risco sua segurança, de seus amigos ou familiares é o "roubo de identidade". Trata-se de um golpe em que alguém hackea uma conta, ou cria uma nova, com a identidade de outra pessoa, para depois solicitar empréstimos, informações pessoais ou realizar convites fraudulentos em seu nome. Na Bitso - a empresa de serviços financeiros baseados em cripto líder da América Latina - compartilhamos mais detalhes dessa prática com a finalidade de detectar e se proteger desses golpes. 

Esse tipo de fraude também pode ter como objetivo convidar outras pessoas a realizar um negócio ou a investir dinheiro ou criptomoedas, com a promessa de grandes retornos, através de páginas fraudulentas ou com produtos que não estejam no mercado. Por isso, é importante verificar a origem e veracidade de qualquer convite recebido pelas redes sociais, mensagens ou e-mails, mesmo quando parece vir de uma pessoa conhecida. 

Uma das práticas recorrentes é a criação de perfis falsos de figuras públicas ou pessoas famosas, que ajudam a dar uma suposta credibilidade para o golpe. Outro exemplo comum é o hackeamento de contas com pouca segurança ou por meio de links maliciosos. O criminoso toma controle de uma conta real e se passa por essa outra pessoa para solicitar empréstimos ou obter dados privados. 

Um estudo da Kaspersky - empresa global de cibersegurança e privacidade digital - mostra que 35% das pessoas na América Latina não sabem como seus dados são coletados online e nem que ferramentas podem ajudar a blindar melhor sua informação, tornando-as vulneráveis diante deste tipo de prática.

Alguns conselhos para evitar ser vítima desse tipo de golpe são: 

Colocar senhas fortes e autenticação de dois fatores: para evitar que alguém tome o controle de alguma de suas contas, é importante manter padrões altos de segurança com senhas diferentes para cada aplicativo ou página, assim como buscar métodos de autenticação de dois fatores, como SMS, aplicativos geradores de código e outras opções disponíveis, de acordo com cada rede social ou site. Manter o controle das suas contas evitará o mal uso de seus dados e protegerá sua informação.

Evitar entrar em links desconhecidos ou suspeitos: não entre em qualquer link não solicitado ou que pareça estranho. Isso evitará que você seja vítima de phishing, uma prática que pode colocar em risco suas informações. Também é importante ter instalado e atualizado um antivírus que detecta qualquer atividade maliciosa e te proteja de malwares. 

Desconfie de convites ou ofertas não solicitadas: se receber um link de qualquer pessoa pública, veja se o perfil está verificado e investigue se, realmente, é a pessoa que diz ser. Não é comum que artistas, diretores de empresa ou empresários entrem em contato diretamente com as pessoas para propor negócios ou ofertas de investimento. Caso seja alguém que você conheça, tente contactá-la por outro meio que te permita confirmar sua identidade. 

Bloqueie e denuncie perfis falsos: ao detectar uma conta que está se passando por outra pessoa, o melhor é bloquear para que ela não tenha mais acesso às suas informações. Além disso, denuncie o perfil para evitar que engane mais usuários. A maioria das redes inclui opções específicas para denunciar esse modus operandi.

Reconhecer esse tipo de fraude te permitirá proteger suas informações pessoais e seu patrimônio, evitando cair nesse tipo de golpes digitais. Também é importante cuidar da informação que você compartilha através da internet, para evitar que façam mau uso dela. 

Henrique Chagas é Gerente Sênior de Prevenção à Fraude da Bitso

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DEBATES

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE