PUBLICIDADE

Brasil Independente?

Imagem ilustrativa da imagem Brasil Independente?

Por Nicolas Mildenberg

Há algum tempo comemoramos no dia 07 de setembro como o dia da independência, o dia em que nos tornamos “livres” de Portugal, o processo que acabou por instituir o Império do Brasil. Hoje (Dia 7) ocorrem diversos desfiles cívicos e passeatas, utilizando uniformes e bandas para comemorar o fato. Mas será que somos realmente independentes?

Hoje em dia, nós brasileiros comemoramos 7 de setembro apenas como um feriado, sem levar em consideração o fato histórico, mas não estamos errados. Para começar, quem proclamou a independência de nosso país foi Dom Pedro I. Ou seja, um português proclamou a independência para o país se tornar “livre” de Portugal, nosso povo nunca participou de importantes fatos históricos, como a independência. Por isso não somos um país patriota, não temos nossa própria identidade, somos acostumados a sempre ficar de fora e hoje em dia isto é normal, infelizmente.

Então finalmente nos tornamos independentes, porém, não totalmente, pois um país precisa de outro para se desenvolver economicamente. O Brasil é um exemplo disso, pois depende muito de produtos importados, principalmente os relacionados a tecnologia, nosso país é muito precário em empresas neste ramo, por isso recorre as transnacionais.

196 anos depois o Brasil é realmente independente? Quando uma parte da população sobrevive de bolsa família, quando boa parte de sua renda vai para pagar contas e impostos para o governo corrupto, quando esse mesmo governo manipula informações escondendo a realidade da população, escondendo que, por dia, centenas de brasileiros morrem esfaqueados e nada é divulgado, mas quando isto ocorre com “gente grande” fazem de tudo. Onde está a independência quando os caminhoneiros vão as ruas protestar por seus direitos e são taxados como vagabundos, que independência é essa onde devemos apenas obedecer, onde as escolas são consideradas como depósitos de crianças e essas mesmas não educam, apenas passam a disciplina, onde por lei os professores são constrangidos de expor suas opiniões? Isso é ser independente?

O Brasil ainda tem muito a melhorar, um país deve ser independente não apenas na história e no papel, um país independente é um país que da boa qualidade de vida à população, quando se pode sair tranquilo nas ruas sem medo de ser assaltado, boas condições de moradia, transporte, comunicação, desenvolvimento tecnológico avançado, resumindo, um novo pais. 7 de setembro deixará de ser apenas um feriado e passará a ser realmente uma comemoração, uma comemoração em prol de nossa luta. Nosso Brasil tem o potencial para ser uma superpotência mundial, mas para isso ocorrer devemos provar que somos um povo “heroico, com o brado retumbante”. O orgulho do brasileiro deixará de ser apenas quando ganhamos uma copa do mundo ou quando conquistarmos uma medalha ou algum prêmio. Cedo ou tarde, nossa independência chegará.

Nicolas Mildenberg do 9º ano da Escola Caminho do Saber.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DEBATES

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE