PUBLICIDADE
Imagem ilustrativa da imagem Respeito ao sagrado!

Por Reginaldo Cruz 

O respeito ao sagrado tem sido colocado em xeque por algumas pessoas e instituições. Por que será? Em um passado próximo as pessoas tinham um respeito grande pelas instituições religiosas, e, também, pelos seus símbolos, a ponto de não proferirem quaisquer comentários esdrúxulos acerca de qualquer símbolo religioso. Havia claramente uma separação entre o que era secular e o que era sagrado.

As pessoas faziam gestos de respeito ao sagrado, mesmo quando esse sagrado não condizia com a sua profissão de fé.

Ao longo dos anos percebemos claramente que isso tem mudado, e pretendo atribuir a essa mudança a falta de escrúpulos principalmente por parte de alguns líderes religiosos no trato com o diferente, sem esses levarem em consideração que o respeito ao diferente é que possibilita uma aproximação desses e a possível conscientização para torna-los iguais ou pelo menos propiciar uma convivência mais tolerável, de ambas as partes.

As diferentes manifestações da falta de respeito aos respectivos sagrados, se dão em ocasiões diversas, e, também, por pessoas de diferentes pensamentos religiosos, tornando-se doentiamente normal. 

Vejamos algumas, em meio a tantas outras, que nos tem estarrecidos: Quebra de imagens em rede nacional televisiva; Manifestações carnavalescas utilizando imagens de maneira equivocada e deploravelmente discriminatória e vulgar; Chacota, preconceito e discriminação com aqueles que não fazem parte, por conta de sua convicção de fé, ao seu meio social, religioso, ideológico e de vida; Manifestações artísticas com o intuito claro de ataque ao sagrado dos outros; Invasões de templos religiosos com depredações e roubos; Ameaças e agressões às lideranças religiosas.   

O acima culmina com ameaças e divulgações ofensivas por parte daqueles que não coadunam com o mesmo pensamento religioso e/ou ideológico.

Essa falta de respeito se dá em todos os meios religiosos, cristãos e não cristãos. Essa falta de respeito ao sagrado do outro tem sido recorrente em todas as religiões e aos diferentes pensamentos ideológicos.    

Sejamos mais tolerantes então, respeitando o sagrado do outro, mesmo que esse sagrado não esteja de acordo com a nossa concepção sacralística. 

Penso que se assim procedermos, ganharemos o outro e passaremos a conviver com o seu diferente, propiciando então, uma possibilidade muito grande de um dia sermos iguais ou pelo menos mais toleráveis.

Pastor Reginaldo Cruz - Bacharel em Teologia e Pedagogo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DEBATES

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE