PUBLICIDADE

Sindicato suspende estado de greve do transporte

Decisão foi anunciada nesta quarta-feira (5) em audiência de mediação. Porém, o processo continua em andamento até a próxima semana

Negociação entre a categoria e a VCG seguirá até a próxima semana
Negociação entre a categoria e a VCG seguirá até a próxima semana -

Decisão foi anunciada nesta quarta-feira (5) em audiência de mediação. Porém, o processo continua em andamento até a próxima semana

O estado de greve do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Passageiros de Ponta Grossa (Sintropas) está temporariamente suspenso. Após audiência nesta quarta-feira (5) na sede Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-9) em Curitiba, o órgão representante da classe tomou a decisão de adiar definição sobre a paralisação no transporte. No entanto, uma nova audiência foi marcada para a próxima quarta-feira (12), às 10h30, para solucionar o dissídio.

A sessão, comandada pela desembargadora Nair Maria Lunardelli Ramos, teve a presença de representantes da classe trabalhadora, da Viação Campos Gerais (VCG) e da Prefeitura. Além da contrapartida do Sindicato até a nova reunião, a empresa manterá o custeio da assistência-saúde até o dia 14 de dezembro de 2018.

 “A Prefeitura tem que se pronunciar sobre este problema que enfrentamos hoje. Quando criamos este modelo em 2016, os trabalhadores da empresa não tinham nenhum tipo de assistência médica. Na ocasião, o prefeito ajudou muito e o Sindicato é grato pelos esforços”, relatou o presidente do Sintropas, Luis Carlos de Oliveira, informando que os quase 1300 trabalhadores solicitaram mais de 35 mil exames e procedimentos médicos.

Porém, na sequência, o representante da classe destacou que desde então o benefício, estipulado em R$ 60, não teve reajuste. Segundo o presidente, a empresa enviou ofício ao órgão de que a Prefeitura teria retirado este auxílio do cálculo tarifário e que não poderia fazer este repasse. Durante a audiência, Luis afirmou que caso não haja acordo, os trabalhadores estarão sem o benefício a partir do dia 10.

Após a fala do presidente, a desembargadora suspendeu a sessão, que foi interrompida por mais de uma hora, para conversar com as partes, a fim de obter esclarecimentos e buscar um entendimento quanto ao auxílio saúde.

A renegociação para o novo aumento da tarifa deverá acontecer em fevereiro de 2019. Porém, o cálculo do benefício não poderia ser incluído, conforme informou a desembargadora sobre posicionamento da Seção Especializada do TRT-PR.

Negociação

A Viação Campos Gerais formalizou proposta, não aceita pelo Sintropas, de manutenção das cláusulas econômicas atuais por mais 12 meses. Entre outras reivindicações, os trabalhadores pedem 9% de aumento salarial e R$ 660 para o cartão alimentação. Outra questão a ser discutida relaciona-se com a manutenção ou não da assistência médica paga aos empregados, a título de benefício. A petição inicial no TRT-9 foi publicada na última segunda-feira (3) pelo sindicato. No dia seguinte, a categoria chegou a paralisar as atividades nos terminais pela manhã.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE