PUBLICIDADE

MEC e Inep esperam 5,5 milhões de candidatos no Enem

Provas do vestibular iniciam neste domingo e serão aplicadas em quatro fuso horários

Imagem ilustrativa da imagem MEC e Inep esperam 5,5 milhões de candidatos no Enem
-

Provas do vestibular iniciam neste domingo e serão aplicadas em quatro fuso horários

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 será aplicado neste e no próximo domingo, 4 e 11 de novembro, em 1.725 municípios brasileiros, 70 deles de difícil acesso. O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estão preparados para aplicar a prova para 5.513.726 participantes que responderão por 45 questões em cada dia de provas. Mais de 81% já acessaram o cartão de confirmação da inscrição, que informa o local de provas. No ano passado, neste mesmo período, essa porcentagem era de 61%.

A estrutura para aplicação do Enem envolve 10.718 locais de aplicação, 155.254 salas e mais de meio milhão de colaboradores. Foram impressos 11,5 milhões de provas. Doze cadernos de questões diferentes e uma videoprova em libras garantem acessibilidade.

Os números do Enem 2018 foram apresentados nesta quarta-feira, 31, em coletiva de imprensa na sede do Inep, em Brasília. O ministro da Educação, Rossieli Soares, destacou a verdadeira “operação de guerra” para a realização do exame. “São quase 600 mil pessoas envolvidas com a aplicação do Enem, o que demonstra todo o esforço do Ministério da Educação, e especialmente do Inep, para que todos os participantes possam fazer suas provas com toda a segurança e isonomia necessárias”, afirmou.

O Enem 2018 será aplicado em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, seguindo o horário oficial de Brasília. Este ano, o início do horário de verão coincidirá com o primeiro domingo de aplicação de provas, 4 de novembro. Portanto, como em edições passadas, o Enem será aplicado em quatro fusos horários distintos, mas de acordo com o horário de Brasília. No estado do Paraná, a abertura dos portões será às 12h com o fechamento às 13h e o início do exame 30 minutos depois. No total, 237.342 estudantes estão matriculados para o processo.

Provas podem ter questões sobre inclusão social e política

A Redação, temida pelos candidatos por influenciar a pontuação geral da prova, pode apresentar questões sobre inclusão social e política. “No eixo das Ciências Humanas, principalmente, podemos esperar questões que versem com inclusão social, centros e margens da sociedade, conceitos de cidadania e política”, explica Yuri Sócrates Saleh Hichmeh, coordenador do Sepam Vestibulares. O professor de Produção de Texto do Sepam, Élio Antunes, aposta que um dos possíveis temas da Redação do Enem 2018 serão a polarização Direita/Esquerda.

Com informações da Assessoria

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE