PUBLICIDADE

Reitor da UTFPR recebe medalha do Mérito Universitário

Reitor da UTFPR recebe medalha do Mérito Universitário

A outorga do Mérito Universitário ao reitor da UTFPR foi aprovada pelo Conselho Universitário em dezembro de 2016
A outorga do Mérito Universitário ao reitor da UTFPR foi aprovada pelo Conselho Universitário em dezembro de 2016 -

“Entre as muitas honrarias que recebi, como a de Cidadão Benemérito de Ponta Grossa, esta é a maior homenagem da minha vida, pela qual me sinto honrado e emocionado”. Assim o reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Luis Alberto Pilatti, se manifestou ao receber a Medalha do Mérito Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), nesta quarta-feira (21). A outorga entregue pelo reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas e pela vice-reitora Gisele Alves de Sá Quimelli ocorreu durante a solenidade de formatura institucional, no Cine Teatro Pax, reunindo graduandos dos setores de Ciências Biológicas e da Saúde (Sebisa) e de Ciências Humanas, Letras e Artes (Sechla). 

A outorga do Mérito Universitário ao reitor da UTFPR foi aprovada pelo Conselho Universitário (COU) e sessão plenária do dia 15 de dezembro de 2016, por proposição do Colegiado Setorial de Ciências Biológicas e da Saúde, fundamentada nos Art. 2º inciso VI e Art. 13º inciso XIV do Estatuto Geral e Instituído pela Resolução UNIV nº 4 de 24 de julho de 1985. A solicitação se justificava pela sua brilhante carreira docente do professor Luiz Alberto Pilatti, como pesquisador e administrador universitário. A proposição foi sancionada pela Resolução Univ. nº 45, de 15 de dezembro de 2016. Nesta sexta-feira, além de agradecer a homenagem, Pillati discursou como paraninfo dos formandos do Sebisa.

Ao agradecer a homenagem, o reitor da UTFPR disse que deve à UEPG a sua formação e a concretização do senhor de ser professor. “Foram 14 anos de atuação na instituição, passando pelos mais diversos cargos e funções no Departamento de Educação Física e no Setor de Ciências Biológicas e da Saúde”, afirmou, comentando que sempre irá honrar o nome da universidade. “A UEPG sempre será a minha instituição”. Ainda abriu espaço para lamentar o “momento triste pelo qual passa o ensino superior, com as universidades, patrimônio dos brasileiros, sendo atacadas com atos arbitrários e notícias falsas que fazem com que a sociedade tenha uma imagem negativa dessas instituições”.

Falando sobre os motivos que levaram a receber a homenagem, Pilatti disse que certamente seria pela sua atuação como professor, que considera sua mais importante atividade. “Mesmo na condição de reitor, nunca sai da sala de aula”, disse, revelando que todas as semanas se desloca de Curitiba a Ponta Grossa, para ministrar aulas nos cursos de mestrado e doutorado da UTFPR/Ponta Grossa. Também considera seu trabalho como gestor e pesquisador, sempre com visão voltada para a qualidade do ensino. Contudo, observa que a honraria se deve mesmo à sua crença que a educação no Brasil vai mudar e crescer. “Porque acredito na educação e sou um sonhador”.

O secretário João Carlos Gomes, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (reitor da UEPG por três mandatos), classificou a homenagem ao professor Luiz Alberto Pilatti como justa e verdadeira. “Me orgulho de, na época em que estive à frente da Reitoria dessa instituição, ter acompanhado a trajetória do professor Pilatti, como aluno, professor e dirigente, assim como tenho seguido sua atuação como reitor da única universidade tecnológica federal do país”. Para o secretário, o homenageado tem se destacado pela sua dedicação ao crescimento e qualificação ainda maior da UTFPR, investindo também na sua internacionalização.

O reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas destacou que o Mérito Universitário é uma das mais altas distinções contempladas no Estatuto da UEPG, com o objetivo de reconhecer e premiar aqueles que contribuem para a causa da educação, da cultura e do desenvolvimento da UEPG. Disse que o homenageado se destacou em sua passagem pela UEPG, repetindo o mesmo empenho na UTFPR, tendo sido diretor do campus da instituição em Ponta Grossa, vice-reitor e agora reitor. Lembro ainda da participação do professor Pilatti na transformação do antigo Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET/PR em Universidade Tecnológica. “Pelo seu currículo, personifica os desejos e sonhos de todos que se encontram aqui”, disse, dirigindo-se aos formados da noite.

A mesa de honra da solenidade ainda registrou a presença do diretor do Campus da UTFPR em Ponta Grossa, Antonio Augusto de Paula Xavier; da vice-reitora Gisele Alves de Sã Quimelli; dos pró-reitores de Graduação, Miguel Archanjo de Freitas Júnior,  de Extensão e Assuntos Culturais, Marilisa do Rocio Oliveira, e de Planejamento, Gabriela Mazureki Campos Bahniuk; da diretora do Sebisa, Fabiana Postiglione Mansani; e dos diretores-adjuntos do Sebisa, Paulo Vitor Farago, e do Sechla, Lucimar Araújo Braga. Graduaram-se os alunos dos cursos de bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas; bacharelado e licenciatura em Educação Física; Farmácia; e licenciaturas em Letras - Português/Espanhol, Português/Francês e Português/Inglês.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE