PUBLICIDADE

UEPG apresenta orçamentos de 2016 e 2017 em fórum

O reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas abriu o encontro, lamentando a ausência dos alunos

O reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas abriu o encontro, lamentando a ausência dos alunos
O reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas abriu o encontro, lamentando a ausência dos alunos -

Os orçamentos de 2016 e 2017 da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) foram objeto de apresentação à comunidade universitária, em fórum realizado nesta segunda-feira (22), no auditório do PDE (Campus Uvaranas). A promoção da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) é resultado de acordo entre a administração da instituição e o movimento de resistência estudantil, para a desocupação do prédio da Reitoria, em 2016.

O reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas abriu o encontro, lamentando a ausência dos alunos, para o debate de um tema tão relevante, como o orçamento da instituição, proposto pelo próprio movimento estudantil, a exemplo de outras questões já debatidas em dois eventos anteriores. O primeiro sobre a PEC 55 (241), em novembro de 2016; e mais recentemente, o Fórum "UEPG + Segura", em 27 de abril último.

Luciano Vargas comenta que os dados apresentados estão disponíveis para a consulta da comunidade no Portal da Transparência da instituição. “A qualquer momento, qualquer pessoa poderá acessar essas informações”, disse, destacando que, no entanto, a realização do fórum abre a oportunidade para a explicação dos números e termos técnicos, mais compreensíveis a quem está ambientado com temas orçamentários.

A prestação aberta das contas representa uma mudança de cultura na instituição, observa o reitor. Ele lembra que tal prática teve início em 2003, na gestão do reitor Paulo Roberto Godoy, com a apresentação do orçamento nos Conselhos Superiores. “Todas as apresentações, desde aquela época, estão disponíveis na página da Pró-Reitoria de Assuntos Administrativos (www.uepg.br/proad)”, disse.

Na mediação do encontro, o pró-reitor de Planejamento, Ariangelo Hauer Dias, observou que a construção do orçamento é bastante complexa, uma vez que os tetos orçamentários são pré-definidos. “Vivemos uma falsa autonomia”, disse, ao afirmar que as universidades apresentam características diferenciadas, não analisadas de forma aprimorada por quem define os tetos orçamentários dessas instituições.

O pró-reitor de Assuntos Administrativos, Amaury dos Martyres, explicou as dificuldades de se trabalhar com um orçamento já contingenciado. “A adequação das despesas às receitas exige muito trabalho da nossa equipe”, disse, ressaltando o rigor imposto pela legislação que trata da matéria, em vigência desde 1.964 (Lei nº 4.320). “Responsabilidade que se estende por 10 anos após a assinatura desses documentos”.

Os números da Prestação de Contas de 2016 e a Previsão Orçamentária para 2017 foram apresentados pela diretora da Divisão Financeira, Jeanne Regina Moraes; e pela coordenadora de Orçamento e Programação, Claudia Andréia Moreira Wonsowicz, com apoio da diretora de Projetos e Convênios, Nilvan Laurindo Souza, e o contador Acir José Alves. No próximo dia 29, o material será apresentado no Conselho de Administração (CA). Após essa data, já apresentação estará disponível à comunidade universitária na página da Proad (www.uepg.br/proad).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE