PUBLICIDADE

Vestibular para indígenas tem inscrições abertas

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 9 de setembro na UEPG e em outras seis instituições
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 9 de setembro na UEPG e em outras seis instituições -

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) organiza, neste ano, o XVI Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná. Sete universidades estaduais paranaenses oferecem seis vagas cada em seus cursos de graduação a pessoas das comunidades indígenas do Estado. Já a Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferece dez vagas em cursos de graduação e técnicos pós-médios a pertencentes a etnias indígenas do Brasil. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 9 de setembro na Unioeste, UEL, UEM, UENP, UEPG, Unespar, Unicentro e UFPR.

A coordenação do concurso é da Comissão Universidade para os Índios (CUIA) estadual, com apoio das universidades. A cada edição, o vestibular é organizado por uma das oito universidades. O concurso consiste em uma prova oral, redação e prova objetiva com cinco questões de cada disciplina do Ensino Médio.

Em 30 de outubro, será aplicada a prova oral em língua portuguesa. No dia seguinte, a prova objetiva e a redação. No ano passado, a CUIA recebeu 495 inscrições, número que já foi maior que em 2014, quando foram 420 inscritos.

No vestibular indígena o candidato escolhe apenas a universidade onde deseja estudar e não o curso. A escolha da graduação é feita pelo aluno no ato da matrícula. Na UEL, existe o Ciclo Intercultural de Iniciação Acadêmica, com duração de um ano, no qual os alunos indígenas recebem formação intermediária entre a educação básica e o ensino superior.

Com 17 áreas de reservas indígenas demarcadas, o Paraná foi o primeiro Estado a estabelecer uma política pública de ingresso e permanência de indígenas em universidades públicas no Brasil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE