PUBLICIDADE

PG tem 17,8 mil pacientes na fila por especialidades

Consultas oftalmológicas, traumatológicas e dermatológicas representam mais da metade da espera.

Imagem ilustrativa da imagem PG tem 17,8 mil pacientes na fila por especialidades
-

Consultas oftalmológicas, traumatológicas e dermatológicas representam mais da metade da espera.

Ponta Grossa apresentou uma leve diminuição no número de pacientes que aguardam na fila para uma consulta médica especializada. O último relatório da Secretaria Municipal de Saúde, encaminhado pela assessoria de imprensa, mostra uma redução de 2% do total de pessoas na espera – a fila caiu de 18.232 pacientes em abril para 17.859 em maio.

No mesmo período, o município conseguiu agendar 4.462 consultas. Entre os que ainda aguardam na fila de espera, a maior parte está concentrada em três especialidades: Oftalmologia (3.245 pessoas, ou 18%), Dermatologia (3.109, ou 17%) e Ortopedia/Traumatologia (2.775, ou 15,5%).

Em contrapartida, existem especialidades que estão com a fila de espera zerada no município. São elas: Alergologia, Endocrinologia Pediátrica, Fonoaudiologia, Hematologia Pediátrica, Neurologia Cirúrgica, Oftalmologia Glaucoma, Oncologia Clínica e Urologia.

Segundo a Secretaria de Saúde, o alto número de pacientes na espera por médicos especializados se dá por conta da referência regional do município, ou seja, porque acaba atendendo pessoas de outras cidades.

A cidade conta com convênios no Hospital Bom Jesus, Santa Casa de Misericórdia, Evangélico e Maternidade Santana para o atendimento. Ainda há o Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU), que dispõe de consultas para diversas especialidades, entre elas, Neurologia, Oftalmologia, Oncologia, Otorrinolaringologista, Endocrinologista, Infectologista, Ortopedista, Mastologista, Nefrologista e Cirurgia Plástica. A cidade ainda conta com atendimentos no Centro Municipal de Especialidades.

Os serviços são ofertados através do sistema informatizado da Secretaria do Estado de Saúde (SESA), chamado de ‘MV’, onde Ponta Grossa e municípios da 3ª Regional de Saúde conseguem realizar o agendamento dessas ofertas sem apresentar problemas com datas e horários iguais.

HU tem projeto de Centro Regional de Especialidades

Para aumentar o número de consultas simultâneas no município, o Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU) apresentou no início de junho o projeto do Centro Regional de Especialidades. A obra, de 2,3 mil m² ao lado do HU, já teve a verba de execução liberada pelo Governo do Paraná, de aproximadamente R$ 10 milhões. O Centro deve atender pacientes de programas do Estado, como o Mãe Paranaense, o Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa e atenção à pessoa com deficiência, além de pessoas com doenças crônicas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE