PUBLICIDADE

Quatro modalidades de PG participam do 7º Parajaps

Ponta Grossa terá delegação reduzida na competição estadual, caindo de seis para quatro equipes nesta edição

Atual terceiro colocado do Parajaps, o Tubarões/MM representa Ponta Grossa no Basquete para Cadeirantes
Atual terceiro colocado do Parajaps, o Tubarões/MM representa Ponta Grossa no Basquete para Cadeirantes -

Ponta Grossa terá delegação reduzida na competição estadual, caindo de seis para quatro equipes nesta edição

Londrina recebe a partir desta quarta-feira (14) a sétima edição dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps), evento de rendimento com a participação de diversos atletas paralímpicos, medalhistas sul-americanos e pan-americanos. A abertura será no ginásio do Colégio Vicente Rijo, às 19h30. A competição terá a presença de 43 cidades e de 1.312 atletas – são mais de 1,5 mil participantes, entre organizadores, arbitragem e dirigentes. As disputas iniciam na quinta-feira (15) e encerram no domingo (18), em 13 praças esportivas.

Das 17 modalidades, Ponta Grossa estará representada em apenas três com quatro equipes: Atletismo Feminino e Masculino, Basquete para Cadeirantes Masculino e no Tênis de Mesa Masculino. O número é menor do que a edição de 2017, disputada em Maringá, quando os ponta-grossenses disputaram também o Tênis de Mesa Feminino e na Paracanoagem Masculino.

Para o presidente da Fundação Municipal de Esportes (Fundesp), Marco Macedo, o número reduzido da participação também é relacionado com opções dos próprios atletas. “Temos outras modalidades, mas muitos atletas não se dispõem a participar da competição. A Fundação contratou transporte para que os atletas estejam indo de forma mais confortável para o evento e isso é o que a gente pode fazer no momento”. Segundo Macedo, a Associação Pontagrossense de Esportes para Deficientes (Apedef) privilegiou a preparação para outra competição nacional em janeiro do próximo ano, por isso reduziu o número de atletas inscritos.

Marco Macedo relata que a Fundesp tem boas expectativas para o desempenho dos ponta-grossenses na competição: “Nossas equipes sempre estão participando de campeonatos e estão na ativa. Quando temos representantes, conseguimos bons resultados”.

Atual terceiro colocado do Parajaps, o Tubarões/MM representará Ponta Grossa no Basquete para Cadeirantes. A equipe viaja para a cidade-sede da competição nesta quarta-feira (14), às 14h30. No dia seguinte, fará os dois jogos pelo Grupo B, considerada a chave mais difícil do torneio: às 9h contra o Foz do Iguaçu e às 15h contra o Maringá, atual campeão paranaense e dos Jogos. “Temos que jogar 110% para vencer Maringá”, afirma o técnico Ben Hur Chiconato.

O treinador avalia as chances do time ponta-grossense na competição: “Se conseguirmos vencer Maringá, brigaremos pelo título. Foz do Iguaçu também tem um time muito forte, ficaram na nossa frente na última fase do Paranaense. O campeão do Parajaps deve sair da nossa chave”, analisa.

Uma das principais demandas é para o alojamento dos atletas. Os atletas da Apedef ficarão em hotéis bancados pelos próprios esportistas. Para o representante da pasta municipal, o Governo deveria repensar o alojamento para esta competição: “A Secretaria de Estado deveria se preocupar em colocar os atletas em hotéis, com melhores condições”. Neste campeonato, a Fundesp arcará com o transporte, além de manter o pagamento do programa ‘Prata da Casa’.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE ESPORTES

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE