PUBLICIDADE

Kartódromo busca resgatar tradição do esporte em PG

Lideranças do automobilismo de Ponta Grossa querem traçado próximo ao do antigo circuito.

Imagem ilustrativa da imagem Kartódromo busca resgatar tradição do esporte em PG
-

Lideranças do automobilismo de Ponta Grossa querem traçado próximo ao do antigo circuito.

Após a confirmação do governador do Estado, Beto Richa, na tarde dessa segunda-feira (28), que irá liberar uma área para a construção do novo Kartódromo de Ponta Grossa, o Jornal da Manhã entrevistou o presidente da Fundação Municipal de Esportes, Leopoldo Guimarães da Cunha Neto, o presidente da Associação de Pilotos de Kart de Ponta Grossa (APKPG), Juliano César Rocha, além do piloto e empresário Daniel Gaidex Júnior, o ‘Muru'.

Segundo a expectativas, todos esperam que após a reunião, que contou com a presença do deputado estadual Plauto Miró (DEM), o projeto seja liberado no começo do ano que vem. O terreno seria doado pelo Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), na divisa com o Parque Estadual de Vila Velha, local do antigo kartódromo. Seriam cerca de 33 alqueires disponibilizados, mas que devem passar por alteração com o andamento do projeto.

O objetivo, segundo Juliano, é resgatar a tradição do kart e valorização do automobilismo no município. Para Muru, o longo tempo sem um kartódromo afastou os jovens da modalidade, apontando que o ‘traçado’ de Ponta Grossa era reconhecido em todo o país. “Fui recentemente para São Paulo e e eles falaram que Ponta Grossa tinha uma das melhores pistas para correr”, explica Muru.

Leopoldo explica que foi feito um ofício para o Iapar e que, devido ao ano eleitoral, o processo está em Curitiba. Segundo o presidente da Fundação de Esportes, o mais difícil será justamente o processo em que o kartódromo se encontra. “No nosso entendimento, a maior dificuldade será essa: o espaço”.

Após a conquista da área, será realizada a análise topográfica do terreno; a busca por parceiros; desenho da pista, alocando o circuito dentro da área; a contratação de uma empresa que faça os trabalhos estruturais, como de drenagem; e, enfim, a infraestrutura. “A Prefeitura tem maquinário e parceiros. Essa parte (de construção do kartódromo) não incomoda tanto.  conclui Leopoldo. 

Traçado de nova pista será parecida  antigo kartódromo

Mesmo com as atenções voltadas a liberação do terreno, as lideranças que buscam o novo kartódromo de Ponta Grossa já tem um objetivo: buscar uma pista que seja semelhante ao antigo local de corridas de kart. “O kartódromo que foi inaugurada em 1969 na Vila Velha era elogiado no Brasil inteiro. Um desenho próprio pela topografia do terreno, algo exclusivo. Hoje você faz terraplanagem e fica tudo muito plano, não tem aclive, declive. A proposta é que tenhamos um desenho muito próximo daquele, uma pista de alta velocidade”, apontou o piloto Muru.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE ESPORTES

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE