PUBLICIDADE

‘Cartilha do Casamento’ divide opinião em PG

Igreja Católica pretende adotar novos procedimentos para as celebrações a partir de janeiro do próximo ano

Imagem ilustrativa da imagem ‘Cartilha do Casamento’ divide opinião em PG
-

Em cerca de quatro meses começam a valer os novos procedimentos para as celebrações de casamento em Ponta Grossa. Fruto de um trabalho realizado pelos integrantes da Coordenação da Ação Evangelizadora, Pastoral Presbiteral e Pastoral Diocesana de Liturgia e Música, acolhendo pedido do clero, o Diretório Litúrgico-Pastoral para Celebração do Matrimônio criou uma espécie de “cartilha” com o que pode ou não ser feito durante esse tipo de evento religioso. O assunto tem dividido opiniões.

O texto inicia falando da importância e dignidade do sacramento, aborda os encontros de preparação, os preparativos da celebração, ressalta o espaço sagrado da Igreja, os cuidados com o local e horário, detalha a procissão de entrada, o rito sacramental do Matrimônio e a ação dos profissionais de ornamentação, imagem e vídeo, música e cantores, profissionais de cerimônia, e dos padres, vigários e diáconos.  

O fotógrafo Clebert Gustavo considera a medida bem pensada. Ele atua no ramo há dez anos. “É importante apresentar essas diretrizes. Facilita o trabalho de todo mundo”, destacou. “Tudo o que a cartilha traz referente a fotografia não é nada diferente do que a gente já tenta fazer durante as celebrações. O pedido, basicamente, é por respeito no decorrer do rito”, complementou.

Para o profissional, em se tratando de registrar o casamento, a palavra de ordem deve ser descrição. “É o mínimo que temos que ter. A nossa interferência precisa ser nula ou quase nula na cena”, justificou Clebert. Em sua carreira, o fotógrafo garante não ter presenciado nada de absurdo. “Nunca presenciei algo fora do comum. Única coisa diferente aqui na cidade é a utilização das ‘plaquinhas’ antes da entrada da noiva, principalmente”, lembrou.

Já para a empresária Thais Agottani Cury, responsável por cerimoniais e decoração de casamentos, a proposta é um estímulo negativo para as celebrações em igrejas. “Devido a certas restrições, principalmente no que tange o número de padrinhos e madrinhas, a realização de eventos externos a Igreja, com uma benção, por exemplo, estão ganhando espaço”, disse. Ela está à frente da Princess Promoções e Eventos há 14 anos. “Não precisa ter exageros, mas precisa respeitar a vontade dos noivos, afinal tudo é planejado e pensado para eles”, defendeu.      

Discussão é antiga

A discussão entorno de estabelecer os procedimentos para as celebrações em Ponta Grossa não é recente. Em 2016, um encontro reuniu padres, religiosos e diáconos das 46 paróquias da Diocese para tratar do tema. Agora, em 2017, o assunto foi intensificado com o objetivo de preparar a alteração para 2018.

Curso pretende esclarecer dúvidas dos profissionais

Um curso sobre essa “cartilha” será ministrado no próximo dia 21 com foco nos cerimonialistas, fotógrafos, decoradores, músicos, fotógrafos e cinegrafistas. A intenção é esclarecer todas as dúvidas dos profissionais. As inscrições para o encontro de formação seguem abertas até o dia 18. O evento acontecerá no Espaço Cultural Sant’Ana, às 19h30. Os interessados podem se inscrever no segundo andar do prédio da Cúria Diocesana, sala da Ação Evangelizadora, em horário comercial, sem custo. “Não terá custo para facilitar cadastro e o número de participantes para quem iremos apresentar as orientações para a Celebração do Sacramento do Matrimônio”, adianta o padre Glauco de Camargo Pinto, coordenador diocesano da Pastoral Familiar. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (42) 3028-0616 ou (42) 99969-9134.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE URBE

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE