PUBLICIDADE

Vereadores aprovam benefício fiscal para Quadrilátero Histórico

Câmara aprovou em primeira discussão projeto de lei que prevê isenção de IPTU para empreendedores que instalarem restaurantes na rua Fernandes Pinheiro

Imagem ilustrativa da imagem Vereadores aprovam benefício fiscal para Quadrilátero Histórico

Câmara aprovou em primeira discussão projeto de lei que prevê isenção de IPTU para empreendedores que instalarem restaurantes na rua Pinheiro Machado

A Câmara Municipal de Vereadores (CMPG) aprovou em primeira discussão o projeto de lei (PL) 83/2017 de autoria do Poder Executivo. A iniciativa prevê uma isenção de até 10 anos no IPTU (Imposto predial e territorial urbano) para os comerciantes que instalarem restaurantes na região do Quadrilátero Histórico. A iniciativa da Prefeitura faz parte do esforços do Poder Público na revitalização da área também conhecida como Centro Histórico da cidade.

O projeto deixou a pauta da Casa de Leis após um pedido de vistas do líder do Governo, o vereador Rudolf Polaco (PPS). Nesta segunda-feira (21), a iniciativa foi aprovada em primeira discussão – a principal dúvida e crítica dos vereadores diz respeito ao período e ao valor da isenção de impostos da iniciativa. A proposta voltará ao debate no plenário da Casa de Leis na sessão da próxima segunda-feira (26)

O texto enviado ao Legislativo prevê que a “renúncia fiscal” máxima para cada empreendedor poderá chegar a R$ 300 mil durante um ano. A proposta da Prefeitura integra o plano de revitalização do Quadrilátero Histórico e prevê a isenção do IPTU para os empresários que investirem no local. Na justificativa do projeto, o prefeito Marcelo Rangel (PPS) lembra que a proposta pretende unir a participação do Poder Público e da iniciativa privada na manutenção da região e no fomento econômico.

O projeto prevê isenção fiscal para restaurantes que forem instalados na rua Senador Pinheiro Machado, principal via do Quadrilátero. A proposta do Executivo é fomentar o investimento na região e fazer com que a área volte a ser valorizada. Além dos incentivos para aplicações de verbas e desenvolvimento comercial da região, a Estação Saudade, prédio histórico e tombado, será revitalizada em uma parceria com a Fecomércio (Federação do Comércio do Paraná).

Ao ser retirado da pauta na semana anterior, o projeto havia causado ampla polêmica no Legislativo diante do período de isenção de até 10 anos e do valor do benefício concedido aos empresários (valor máximo de R$ 300 mil ao mês). Ao ser aprovada em primeira discussão, a proposta teve votação unânime e sem maiores discussões – a expectativa da base governista é de aprovação “tranquila” da iniciativa também em segunda discussão.

Executivo defende importância do fomento econômico

Na mensagem que acompanha o projeto de lei enviado ao Legislativo, o prefeito Marcelo Rangel (PPS) ressaltou a importância da isenção para o fomento econômico da região e também o interesse público que envolve a proposta. Na visão do chefe do Poder Executivo, o setor de restaurante é um dos principais empregadores de mão de obra e contribuiria com o reaquecimento da economia local com o investimento do empresariado na região do Quadrilátero Histórico.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE POLÍTICA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE