PUBLICIDADE

PG terá o primeiro Centro de Ensino Varejista do Paraná

Projeto desenvolvido em parceria do Sindilojas com a Fecomércio irá garantir qualificação profissional

Imagem ilustrativa da imagem PG terá o primeiro Centro de Ensino Varejista do Paraná

O município de Ponta Grossa, através do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa e região (Sindilojas), será pioneiro em um projeto de qualificação desenvolvido em parceria com a Federação do Comércio do Paraná, a Fecomércio: a criação da primeira escola de varejo do Estado, batizado de “Centro de Ensino Varejista”. O lançamento oficial está marcado para sexta-feira, em um evento realizado no Sesc Centro. Instalada na região central, na rua Francisco Ribas, nas proximidades da agência da Caixa Econômica Federal, os primeiros cursos serão ofertados pela escola já a partir do próximo mês. 

Como explica o presidente do Sindilojas, José Loureiro, serão três vertentes de qualificação. Além dos próprios empresários, haverá a disponibilização de cursos para a comunidade. “A intenção é treinar, ofertando cursos tanto para os proprietários das lojas, quanto para os funcionários e colaboradores. E também será aberto a comunidade; as pessoas interessadas fazem o curso e o Sindilojas vai informar, às lojas, que saiu uma turma com pessoas formadas em tal área”, esclarece o líder regional do sindicato, afirmando que este último caso é válido, principalmente, para os mais jovens, sem experiência, e que querem trabalhar neste setor. 

Uma das motivações para o desenvolvimento do curso é momento de retração da economia nacional, que afeta o comércio em todo o país, inclusive Ponta Grossa, onde há o registro de retrações há, pelo menos dois anos. “A criação da escola foi motivada por esse momento. Já estávamos com a ideia, mas quando participamos de um congresso em João Pessoa, em maio, vimos exemplos de outras cidades que fizeram isso e deu certo”, completa o empresário. Segundo ele, ocorre sob demanda: ao identificar uma necessidade de qualificação em determinada área, o Sindilojas contata o Fecomércio, que encaminha um profissional especializado naquela área. O custeio será realizado em parte pelo Sindilojas e em parte pelos empresários.

Os cursos serão ofertados em um imóvel próprio do Sindilojas, e serão válidos não só para Ponta Grossa, mas todos os municípios englobados pelo Sindilojas, e até mesmo outros municípios. “Vamos qualificar toda a região. Devemos receber pessoas de Palmeira, Telêmaco Borba, Tibagi, Imbituva, Ipiranga. Mas é lógico, que se tiver gente também de Castro, Carambeí, por exemplo, interessados, vamos ofertar os cursos também”, informa. Os cursos serão ministrados, em sua grande maioria, no período da noite, já que é um período fora do horário do expediente do comércio varejista em geral. 

Cursos terão início em julho

As primeiras turmas de qualificação terão o início das aulas já no próximo mês, em julho. Mais detalhes sobre os cursos, valores aos empresários e outras informações serão reveladas durante a cerimônia de lançamento do Centro de Ensino. O que Loureiro já antecipou é que cada curso terá uma carga horária diferenciada, mas que, em geral, deve variar entre 20 horas e 60 horas. As aulas serão ministradas em duas salas (o que permite a realização simultânea de dois cursos diferentes) e a intenção é de fazer turmas não muito grandes, para priorizar a qualidade no ensino, em um curso quase pessoal, tendo entre 10 e 12 alunos por turma.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DINHEIRO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE