PUBLICIDADE

Três Escolas de Samba irão desfilar em PG no sábado

Grupos querem “manter viva” a cultura carnavalesca do município e deverão apresentar sambas-enredos antigos na avenida

Lideranças lembram que, em desfiles anteriores, público na Vicente Machado superou 30 mil pessoas
Lideranças lembram que, em desfiles anteriores, público na Vicente Machado superou 30 mil pessoas -

Grupos querem “manter viva” a cultura carnavalesca do município e deverão apresentar sambas-enredos antigos na avenida

Pelo menos três Escolas de Samba afirmam que irão garantir o carnaval de rua em Ponta Grossa em 2017. Asas da Vila, Águia de Ouro e Globo de Cristal devem desfilar na avenida Vicente Machado, no Centro de Ponta Grossa, no próximo sábado (25), mesmo após a Prefeitura Municipal cortar a verba destinada às agremiações. Os integrantes da escola afirmam que irão para a avenida para “manter viva a cultura do carnaval de rua” no município.

Na visão de Antonio Francisco Gomes da Silva, presidente da Liga Cultural das Organizações Carnavalescas de Ponta Grossa, os membros das três Escolas de Samba “estão fazendo de tudo” para manter a cultura viva. “Gostaríamos de fazer o desfile em mais de um dia, mas a logística é muito cara para mover as escolas e por isso optamos por fazer o desfile em apenas um dos dias”, contou Silva.

O carnavalesco lembra que nos anos anteriores, o desfile das Escolas de Samba levava para a Vicente Machado cerca de 30 mil pessoas. “Quem diz que Ponta Grossa não tem Carnaval são as pessoas que tem dinheiro para viajar para a praia e curtir festas milionárias, nós ficamos aqui e fazemos uma festa digna e bonita para o nosso público que sempre nos prestigiou na avenida”, contou Antonio.

O presidente da Liga Cultural das Organizações Carnavalescas lembra ainda que as Escolas irão participar da festa, mesmo endividadas. “Nós contávamos com a verba da Prefeitura, estava tudo combinado, foi prometido e não foi cumprido, com isso nós nos endividamos para realizar um desfile que teria um apoio do Poder Público, mas isso tudo ficou só na promessa”, criticou Antonio.

A decisão de não patrocinar o desfile das Escolas de Samba em PG foi divulgada pela Prefeitura no dia 20 de janeiro. Em nota oficial, o Poder Público municipal ressaltou que diante das dificuldades enfrentadas nas finanças e dos cortes propostas pela atual administração, não seria correto manter o patrocínio da festa. A Prefeitura informou que o desfile das Escolas de Samba custaria cerca de R$ 300 mil em 2017.

Liga contesta valor da festa

Para o presidente da Liga, o valor divulgado pela Prefeitura é irreal. Antonio afirma que o repasse para as Escolas de Samba era de R$ 60 mil. “A Prefeitura poderia economizar na estrutura, mas manter o apoio à festa popular e não simplesmente se omitir e descumprir o que estava acordado há meses”, contou o presidente. O Poder Público lembra que além das verbas destinadas às escolas, a Prefeitura também bancava a estrutura utilizada durante o evento.

Sambas-enredos antigos

Em 2017 as três Escolas de Samba confirmadas no desfile irão apresentar sambas-enredos antigos. De acordo com Antonio, a proposta é “manter viva” a cultura do carnaval de rua em Ponta Grossa. “Sem condição financeira e sem qualquer estrutura do Poder Público, nós optamos por manter viva a cultura relembrando canções antigas e que ilustram como a festa é importante para a cultura da nossa cidade”, contou Antonio. A expectativa do carnavalesco é que Asas da Vila, Águia de Ouro e Globo de Cristal desfilem no mesmo dia, mas esse tema ainda será debatido em uma reunião marcada para essa segunda-feira (20).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE