PUBLICIDADE

Adetur defende parcerias para fortalecer o turismo rural

Turismo rural será discutido, em Ponta Grossa, durante seminário regional
Turismo rural será discutido, em Ponta Grossa, durante seminário regional -

Na próxima terça-feira (24) Ponta Grossa sediará o Seminário de Turismo Rural dos Campos Gerais. O evento realizado pela Agência de Desenvolvimento de Turismo dos Campos Gerais – Adetur em parceria com o Idestur – Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural. “ O objetivo é integrar e ordenar as iniciativas voltadas ao segmento do turismo que já vêm sendo desenvolvidas na região”, afirma Karen Kobilarz, gerente da Adetur.

Conforme Karen, algumas instituições, como associações, Sistema S e até mesmo prefeituras já estão trabalhando para o desenvolvimento do turismo rural na região, assim, a proposta é unir de forma integrada todas estas ações que já acontecem e estabelecer em conjunto com o setor privado novas estratégias para o fortalecimento deste segmento na região. “Queremos, em médio prazo, posicionar a região dos Campos Gerais como destino de turismo rural no Paraná e atender a grande procura que há por este tipo de turismo, pois temos muito a oferecer neste segmento”, afirma

Voltada para proprietários rurais, atrativos e empreendimentos turísticos, gestores públicos e organizações da sociedade civil, o evento conta com uma programação diversificada abordando políticas públicas, tendências e oportunidades de mercado, economia criativa e tropeirismo, finalizando com um panorama do segmento na região e a definindo ações para o fomento do segmento nos Campos Gerais. A programação iniciará com a fala do presidente da Paraná Turismo, Professor Jacó Gimenes, que apresentará as Perspectivas para o turismo rural no Paraná.


Em seguida, Andréia Roque, uma das maiores especialistas da América Latina na área de desenvolvimento regional sustentável e turismo rural com foco em gestão ambiental, áreas protegidas e turismo em comunidades tradicionais, abordará O mercado do turismo rural – tendências e oportunidades. Andréia é presidente do IDESTUR, representante na OMT Organização Mundial do Turismo - Espanha em Desenvolvimento Regional e Turismo Rural e sócia proprietária da Brasil Rural Operadora de Experiências Rurais, Naturais e Equestre.

O tropeirismo será abordado no âmbito da Economia Criativa pela palestrante Regina Iorio (Gigi), assessora técnica da Secretaria de Estado da Cultura. A turismóloga e doutoranda em Geografia pela UEPG, Silvana Kloster apresentará um Panorama do Turismo Rural nos Campos Gerais, resultado do diagnóstico realizado em propriedades rurais da região por meio de um convênio entre a ADETUR Campos Gerais e a UEPG. Na sequência, a gerente da Adetur, Karen Kobilarz, conduzirá uma atividade com o objetivo de definir Os novos rumos para o turismo rural nos Campos Gerais.

O evento será realizado das 8 às 18 horas no Restaurante Rancho Catavento no Distrito de Itaiacoca em Ponta Grossa. Com vagas limitadas, as inscrições são gratuitas e seguem até domingo, dia 22, no site www.rotadostropeiros.com.br.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE