Impresso ganha destaque nas produções do semestre | aRede
PUBLICIDADE

Impresso ganha destaque nas produções do semestre

Alunos de toda a região utilizaram do Jornal da Manhã para inúmeras atividades. Produções destacam importância das notícias do impresso para as novas gerações.

Jornal da Manhã serviu como base para produções na região
Jornal da Manhã serviu como base para produções na região -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Alunos de toda a região utilizaram do Jornal da Manhã para inúmeras atividades. Produções destacam importância das notícias do impresso para as novas gerações.

O Vamos Ler – Geração Digital completa em 2017 sua primeira década. Com uma proposta inovadora de levar conteúdos através das mídias digitais, estudantes, professores e equipe pedagógica podem desenvolver ainda mais o raciocínio e a capacidade crítica dos alunos do último ano do Ensino Fundamental I. Mesmo com essa dinâmica, uma plataforma ainda continua fazendo sucesso em toda a região: os jornais impressos.

Com cinco municípios integrados no Vamos Ler neste ano, Jaguariaíva, através da Secretaria de Educação, optou por trabalhar exclusivamente com o Jornal da Manhã – parceiro do projeto em 2017 e que era o principal mantenedor até o ano passado. Isto não impediu que os outros municípios também elaborassem atividades com o jornal impresso.

Confira, abaixo, a primeira retrospectiva de atividades do Vamos Ler – Geração Digital 2017. Devido a ampla importância que o Jornal de Manhã sustentou durante os últimos nove anos, o primeiro destaque fica por conta de um mundo que, apesar de estar acessível aos estudantes do 5º ano, é menos utilizado que métodos convencionais das novas gerações, como notícias através de canais de conteúdo – como é o caso do portal aRede.

Notícia e criatividade

Com foco nos cadernos, a Escola Municipal Emma Horst Volpi, em Imbituva, foi uma entre tantas instituições da região dos Campos Gerais a trabalharem de forma autônoma com jornais impressos. Sob orientação da professora Mariléia Aparecida Martins, foram construídos trabalhos que envolviam o próprio processo produtivo da notícia, mas que se estendeu para charges, cartazes e até outdoors.

As características do jornal impresso também foram trabalhadas por Kricyely Brunoski, da Escola Municipal Professora Kazuko Inoue, em Uvaranas, Ponta Grossa. Na atividade, foram apresentados os meios de comunicação: internet, impresso, televisão, rádio, entre outros. Para dar forma a notícia, a professora colocou as seis questões do lead – Onde? Como? Por quê? Quando? Quem? O quê –  para realizar o trabalho.

Ainda em Ponta Grossa, a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Senador Flávio Carvalho Guimarães, Daiane Florêncio, buscou a compreensão de sua turma através das editorias que compõem um jornal, como Esporte e Política. Os alunos ganharam uma cartolina para exercitar o trabalho e colocar cada notícia em seu caderno correspondente, utilizando de recorte e colagem.

Município do impresso

Em Jaguariaíva, o leque de trabalhos foi imenso: o primeiro destaque fica por conta de um jornal informativo escolar elaborado pelos alunos coordenados pela professora Cynthia Teixeira da Silva Lazzari, da Escola Municipal Luiz Vieira de Carvalho Mesquita. “Os alunos foram direcionados e cada um tinha uma tarefa a cumprir: escrever as notícias, escrever a legenda das fotos, buscar informações sobre o tema, produzir charge sobre o assunto, etc.”, conta Cynthia.

Na Escola Municipal Júlio de Mesquita Filho, as professoras Fabiele Corrêa dos Santos e Juliana Prado, dividiram a turma em grupos e pediu para que cada um escolhesse uma reportagem. Em cima da matéria lida, foi realizado um questionário com 10 perguntas e respostas sobre o tema escolhido. 

Já a docente Vera Lúcia Martins de Sousa, da Escola Municipal Maria de Lourdes Oliveira Taques, buscou trabalhar com as manchetes presentes nas editorias do Jornal da Manhã. O objetivo, aponta, era trabalhar com os abres das páginas e buscar “os sentimentos que elas despertam no leitor”. Os grupos escolheram suas respectivas manchetes, anexadas ao quadro e debatidas por toda a sala.

E, de forma segmentada sobre determinado assunto, ficou o destaque que a professora Aline Zechlhynski utilizou na Escola Municipal Izabel Branco: os perigos da direção e embriaguez, através de conteúdos presentes no Jornal da Manhã.Não deixe de acompanhar o Vamos Ler – Geração Digital para conferir os destaques do semestre que serão vinculados nesta semana.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE