Happy Code inova e implementa a Gamificação nas técnicas de ensino

Estratégia de ensino alia mecânicas de jogos para ajudar no aprendizado e no desenvolvimento do raciocínio 

 

O termo gamificação indica uso de técnicas que utilizam mecânicas de jogos e pensamentos orientados a jogos para enriquecer o aprendizado. É usado em diversas áreas, como em empresas, desenvolvimento e análise de projetos e aprendizado de novos assuntos relacionados ou não a tecnologia. 

A utilização de gamificação na educação das crianças tem muitos benefícios, pois melhora o foco dos alunos, justamente por atrair sua atenção e faz com que eles se mantenham engajados no caminho do aprendizado. Para a diretora da escola de ensino em ciências e tecnologia Happy Code, Eliete Cristina Uez ‘quando o aluno se mantém interessado, ele retém melhor o conhecimento e isso acaba por motivá-lo a buscar mais’.

Facilita a medição do desempenho do aluno, já que trabalha com fases, pontos de verificação e quem os atinge, velocidade em que alcança e o quanto consegue desenvolver certos tópicos. A técnica também contribui com a evolução no aprendizado, isso porque o aluno enxerga com clareza o que é preciso fazer para atingir seu objetivo. E como o objetivo está relacionado a uma recompensa, o aluno se sentirá engajado a melhorar para alcançar a meta final. Eliete também explica que ‘o engajamento dos alunos faz com que eles evoluam rapidamente’.

A gamificação traz outro benefício, que é a possibilidade de diferenciar teoria e prática, uma vez que o aluno precisa aprender as regras de um jogo para depois jogá-lo e assim completar as fases. Na educação, unir teoria e prática ainda é um desafio. Muitos estudantes não compreendem como aquele conhecimento, a princípio teórico, fará sentido dentro da realidade, e então a gamificação contribui para facilitar essa tarefa. 

A Happy Code, em Ponta Grossa, é especializada em ensinar competências digitais e desenvolver habilidades consideradas fundamentais para as crianças lidarem com os desafios da era digital. Sendo assim utilizam a gamificação em alguns de seus cursos para tornar o aprendizado mais dinâmico, rápido e fácil para o aluno.

O instrutor da escola, Bernardo Olbertz explica ser possível trazer o cotidiano da criança, para a realidade virtual dos games e assim fazê-la compreender algumas situações. ‘Os pais comentam que os filhos ficam muito motivados com as aulas e em poucos meses já perceberam melhora na concentração, foco e criatividade’, aponta Eliete.

Como o tema de jogos é popular, o curso que a escola oferece possui mais duas características que são a acessibilidade e assimilação. Todos já jogaram algum jogo, todos já participaram de alguma brincadeira com regras e objetivos, então os alunos compreendem mais fácil e rapidamente a que ponto queremos chegar e como podemos obter este objetivo.

Os alunos são munidos de conhecimento técnico para depois aplicá-los na criação de um jogo. Isso desperta a criatividade e também aguça a curiosidade para novos campos de aprendizado. São usados metas e projetos para que os alunos sintam que estão evoluindo e assim mostrar o que aprenderam. Com poucos meses de aula os estudantes já conseguem criar um jogo simples e quando os projetos são apresentados e os objetivos alcançados, existe um sentimento de conquista, algo semelhante ao ganhar um game.

 

Cursos rápidos dão primeiras noções de programação.

Para o instrutor da Happy Code, Bernardo Olbertz, todos somos acostumados a trabalhar com objetivos e metas e por isso torna-se mais fácil avaliar o alunos por estes parâmetros que a gamificação oferece. ‘Não existe ponto ruim numa criança, apenas pontos mal-desenvolvidos’ orienta Bernardo.

Outro ponto positivo do curso de Desenvolvimento de Games é que aumenta a interatividade dos alunos, pois são usados exemplos e contextos que engajam e desperta curiosidade, fazendo parte de seu cotidiano.

O Curso de Desenvolvimento de Games é anual mas durante o mês de janeiro haverá cursos de programação de curta duração onde é possível os alunos adquirirem os primeiros conhecimentos na área.


O Quê?

A gameficação não se trata apenas de videogame. Mas quando foi lançado, o foco era só entretenimento porém os games evoluíram com a tecnologia e os jogos, e se tornaram mais bem elaborados, com objetivos que envolve estratégia e raciocínio lógico


Para mais informações, assista a Live completa em http://d.arede.info/ao-vivo/244541/happy-code-oferece-curso-para-desenvolvimento-de-games

SCFV começa atividades do projeto “Da Rua para Quadra”

SCFV começa atividades do projeto “Da Rua para Quadra”...

Conservatório de PG recebe 382 inscrições para 141 vagas

Conservatório de PG recebe 382 inscrições para 141 vagas...

Expo Palmeira 2019 confirma últimas atrações

Expo Palmeira 2019 confirma últimas atrações...

Milla espera tranquilidade no retorno às sessões

Milla espera tranquilidade no retorno às sessões...

Mais de 11 mil estudantes retornam às aulas na UEPG

Mais de 11 mil estudantes retornam às aulas na UEPG...

Empresário oferece dinheiro por informações sobre roubo

Empresário oferece dinheiro por informações sobre roubo...

Confira seu horóscopo para esta segunda-feira (18/02)

Confira seu horóscopo para esta segunda-feira (18/02)...

Charge da edição deste fim de semana (15, 16 e 17 de fevereiro) do JM

Charge da edição deste fim de semana (15, 16 e 17 de fevereiro) do JM...

Prefeitura fará novo mapeamento para atualizar IPTU

Prefeitura fará novo mapeamento para atualizar IPTU...

Capa da edição deste fim de semana (15, 16 e 17 de fevereiro) do JM

Capa da edição deste fim de semana (15, 16 e 17 de fevereiro) do JM...

Novo projeto da Base Forte se destaca pela exclusividade

Novo projeto da Base Forte se destaca pela exclusividade...

Aumento no Transporte: a quem a Prefeitura vai dar ouvidos?

Aumento no Transporte: a quem a Prefeitura vai dar ouvidos?...

Investir para melhorar

Investir para melhorar...

Nova ferrovia reduzirá em 40% o frete das exportações

Nova ferrovia reduzirá em 40% o frete das exportações...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS