PUBLICIDADE

Happy Code inova e implementa a Gamificação nas técnicas de ensino

Estratégia de ensino alia mecânicas de jogos para ajudar no aprendizado e no desenvolvimento do raciocínio

Aprendizado. Em poucas aulas, pais percebem melhora no foco e criatividade dos filhos.
Aprendizado. Em poucas aulas, pais percebem melhora no foco e criatividade dos filhos. -

Estratégia de ensino alia mecânicas de jogos para ajudar no aprendizado e no desenvolvimento do raciocínio 

O termo gamificação indica uso de técnicas que utilizam mecânicas de jogos e pensamentos orientados a jogos para enriquecer o aprendizado. É usado em diversas áreas, como em empresas, desenvolvimento e análise de projetos e aprendizado de novos assuntos relacionados ou não a tecnologia. 

A utilização de gamificação na educação das crianças tem muitos benefícios, pois melhora o foco dos alunos, justamente por atrair sua atenção e faz com que eles se mantenham engajados no caminho do aprendizado. Para a diretora da escola de ensino em ciências e tecnologia Happy Code, Eliete Cristina Uez ‘quando o aluno se mantém interessado, ele retém melhor o conhecimento e isso acaba por motivá-lo a buscar mais’.

Facilita a medição do desempenho do aluno, já que trabalha com fases, pontos de verificação e quem os atinge, velocidade em que alcança e o quanto consegue desenvolver certos tópicos. A técnica também contribui com a evolução no aprendizado, isso porque o aluno enxerga com clareza o que é preciso fazer para atingir seu objetivo. E como o objetivo está relacionado a uma recompensa, o aluno se sentirá engajado a melhorar para alcançar a meta final. Eliete também explica que ‘o engajamento dos alunos faz com que eles evoluam rapidamente’.

A gamificação traz outro benefício, que é a possibilidade de diferenciar teoria e prática, uma vez que o aluno precisa aprender as regras de um jogo para depois jogá-lo e assim completar as fases. Na educação, unir teoria e prática ainda é um desafio. Muitos estudantes não compreendem como aquele conhecimento, a princípio teórico, fará sentido dentro da realidade, e então a gamificação contribui para facilitar essa tarefa. 

A Happy Code, em Ponta Grossa, é especializada em ensinar competências digitais e desenvolver habilidades consideradas fundamentais para as crianças lidarem com os desafios da era digital. Sendo assim utilizam a gamificação em alguns de seus cursos para tornar o aprendizado mais dinâmico, rápido e fácil para o aluno.

O instrutor da escola, Bernardo Olbertz explica ser possível trazer o cotidiano da criança, para a realidade virtual dos games e assim fazê-la compreender algumas situações. ‘Os pais comentam que os filhos ficam muito motivados com as aulas e em poucos meses já perceberam melhora na concentração, foco e criatividade’, aponta Eliete.

Como o tema de jogos é popular, o curso que a escola oferece possui mais duas características que são a acessibilidade e assimilação. Todos já jogaram algum jogo, todos já participaram de alguma brincadeira com regras e objetivos, então os alunos compreendem mais fácil e rapidamente a que ponto queremos chegar e como podemos obter este objetivo.

Os alunos são munidos de conhecimento técnico para depois aplicá-los na criação de um jogo. Isso desperta a criatividade e também aguça a curiosidade para novos campos de aprendizado. São usados metas e projetos para que os alunos sintam que estão evoluindo e assim mostrar o que aprenderam. Com poucos meses de aula os estudantes já conseguem criar um jogo simples e quando os projetos são apresentados e os objetivos alcançados, existe um sentimento de conquista, algo semelhante ao ganhar um game.

Cursos rápidos dão primeiras noções de programação.

Para o instrutor da Happy Code, Bernardo Olbertz, todos somos acostumados a trabalhar com objetivos e metas e por isso torna-se mais fácil avaliar o alunos por estes parâmetros que a gamificação oferece. ‘Não existe ponto ruim numa criança, apenas pontos mal-desenvolvidos’ orienta Bernardo.

Outro ponto positivo do curso de Desenvolvimento de Games é que aumenta a interatividade dos alunos, pois são usados exemplos e contextos que engajam e desperta curiosidade, fazendo parte de seu cotidiano.

O Curso de Desenvolvimento de Games é anual mas durante o mês de janeiro haverá cursos de programação de curta duração onde é possível os alunos adquirirem os primeiros conhecimentos na área.

O Quê?

A gameficação não se trata apenas de videogame. Mas quando foi lançado, o foco era só entretenimento porém os games evoluíram com a tecnologia e os jogos, e se tornaram mais bem elaborados, com objetivos que envolve estratégia e raciocínio lógico

Para mais informações, assista a Live completa em http://d.arede.info/ao-vivo/244541/happy-code-oferece-curso-para-desenvolvimento-de-games

Aprendizado. Em poucas aulas, pais percebem melhora no foco e criatividade dos filhos.
Aprendizado. Em poucas aulas, pais percebem melhora no foco e criatividade dos filhos. Benefícios. Eliete Uez, diretora da Happy Code, destaca as vantagens do uso da técnica para melhorar a concentração  e o raciocínio. Aprendizado. Em poucas aulas, pais percebem melhora no foco e criatividade dos filhos. Aprendizado. Em poucas aulas, pais percebem melhora no foco e criatividade dos filhos. Aprendizado. Em poucas aulas, pais percebem melhora no foco e criatividade dos filhos. Aprendizado. Em poucas aulas, pais percebem melhora no foco e criatividade dos filhos. Aprendizado. Em poucas aulas, pais percebem melhora no foco e criatividade dos filhos. Aprendizado. Em poucas aulas, pais percebem melhora no foco e criatividade dos filhos.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE URBE

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE