Dinheiro
Pesquisa Fiep avaliará a sustentabilidade das indústrias no PR
Empresários do estado poderão receber, de forma gratuita, o status de sustentabilidade da indústria que comanda
Fernando Rogala | 28 de novembro de 2016 - 02:34
Uma pesquisa realizada pelo Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) está mapeando quanto são sustentáveis as indústrias do Paraná. No projeto da Bússola de Sustentabilidade, por meio de um questionário disponível na internet, os empresários do estado podem receber, de forma gratuita, o status de sustentabilidade da indústria que comanda com base em cinco vertentes temáticas: social, econômica, meio ambiente, territorial e cultural. O levantamento será realizado até o dia 20 de dezembro desse ano.
O objetivo do estudo, além de proporcionar a melhoria de competitividade das indústrias paranaenses, é mostrar um retrato regional e estadual das ações feitas pelas indústrias do estado quando o assunto é sustentabilidade, conforme explica o coordenador do projeto, Augusto Machado. As cinco vertentes temáticas foram escolhidas, explica, após um trabalho de levantamento e varredura sobre sustentabilidade feito nos últimos 10 anos em estudos que envolvem o assunto.
Com isso, esses temas foram escolhidos por questões de aderência à realidade industrial. “Queremos com esse trabalho uma quebra de paradigma de que a sustentabilidade é algo distante da realidade da indústria, ou que é complexo. Além disso, queremos desmistificar a ideia de que sustentabilidade está ligada apenas com questões ambientais”, explica Machado.
O estudo gera oito dimensões empresariais, das quais surgem 15 áreas temáticas, e 38 indicadores de sustentabilidade. Cada um desses indicadores, por sua vez, mostra a situação da empresa de acordo com o posicionamento dela em relação ao tema: em uma escala de um a quatro pontos, a empresa é considerada, de forma crescente, como iniciante, sensibilizada, consciente ou engajada.
Formulário está disponível na internet
O levantamento feito com a Bússola de Sustentabilidade segue os mesmos moldes da Bússola de Inovação. O empresário da indústria entra no site www.bussoladasustentabilidade.org.br e preenche um formulário. A partir disso ele obtém, de forma gratuita, um diagnóstico sobre a situação da sustentabilidade na indústria que ele gerencia. “Temos toda uma preocupação e atenção em apresentar algo que esteja ligado com a realidade do empresário”, enfatiza Machado.