PUBLICIDADE

Planejamento, mobilidade e meio ambiente desafiam Plano Diretor

Previsão é de que o Plano Diretor seja concluído no final do ano. Trabalho é encabeçado pelo Iplan, juntamente com uma empresa de consultoria
Previsão é de que o Plano Diretor seja concluído no final do ano. Trabalho é encabeçado pelo Iplan, juntamente com uma empresa de consultoria -
A elaboração do Plano Diretor de Ponta Grossa, que consiste no planejamento de ações que visam as melhorias para a próxima década, está caminhando para a reta final dos trabalhos. Duas das quatro audiências já foram realizadas, uma delas na última semana. Além disso, parte dos 24 encontros programados para os bairros e distritos também aconteceram. A previsão é de que o documento seja concluído no final do ano. O trabalho é encabeçado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan), contando com a consultoria da empresa Ambiens Cooperativa.  
O objetivo do último encontro foi submeter à apreciação da população o material desenvolvido na primeira parte da segunda fase do Plano Diretor, que consistiu na análise temática integrada e levantamento de dados. Foi apresentado o resultado das oficinas de leitura comunitária e de leitura técnica, cujas questões mais abordadas foram mobilidade, gestão pública (cobrando mais agilidade nos serviços), transporte e desenvolvimento econômico (maior incentivo a empresas). 
Uma compilação de tudo que foi debatido nas reuniões anteriores também foi realizada com posterior apresentação do resultado dos trabalhos até o momento, que consistiu em um diagnóstico preliminar da realidade do município, tendo por base informações colhidas com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), servidores do município, outros órgãos de pesquisa e a população.
O ponto principal da 2ª audiência pública foi a necessidade de reduzir as alterações no zoneamento para facilitar o planejamento da cidade, restringir a expansão do perímetro urbano (que teve elevado crescimento a partir das décadas de 1970 e 1980), a realização de melhorias em mobilidade urbana e especial atenção na preservação do meio ambiente.
Outros temas frequentes desde o início do trabalho de elaboração do plano dizem respeito a infraestrutura e exigências na criação de novos conjuntos habitacionais, ferramentas de acessibilidade, preservação do patrimônio cultural e melhorias em espaços de convivência.
Empresa de consultoria já trabalhou em outros projetos
A contratação de uma empresa de consultoria segue um modelo implantado por outros municípios, e que já foi utilizado em Ponta Grossa na elaboração do atual Plano Diretor, em 2006. A medida vem se somar à reativação e readequação das atividades do Iplan, promovida em 2013 pela atual gestão municipal. A empresa contratada possui ampla experiência no que se refere à orientação de planos diretores. Trabalho semelhante foi realizado pelo grupo em várias cidades do Paraná, a exemplo de Guaíra, Paranavaí, Quedas do Iguaçu, Quatro Barras, Castro, Maringá, São José dos Pinhais e Pinhais. Também atuou junto ao Plano Diretor em municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Terceira audiência
Já existe outra Audiência Pública agendada. A data preliminar para o terceiro encontro é dia 11 de novembro, a qual terá foco principal sobre a apresentação de diretrizes e propostas. Será o penúltimo evento desse tipo. Na última audiência será apresentado o plano de ação e de investimentos, com institucionalização do Plano Diretor
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE