WEBSTORIES

Não jogue fora! Maneiras de reaproveitar a borra de café em casa

Comum nos lares brasileiros, a borra de café, geralmente, vai direto para o lixo após o preparo da bebida. No entanto, esse resíduo pode ser uma verdadeiro aliado em diferentes áreas da casa — desde o cuidado com móveis e plantas até a eliminação de odores.

FOTO: Divulgação.

A reutilização consciente da borra não só reduz o desperdício, como também oferece soluções práticas e sustentáveis para o dia a dia.

FOTO: Divulgação.

Dicas de organização e limpeza com a personal organizer Glaucia Zanicotti: 1. Esconde arranhões em madeira: faça uma pasta com a borra e aplique com um pano sobre o móvel. Deixe agir por 10 minutos e retire o excesso.

FOTO: Divulgação.

2. Neutraliza odores: seque a borra de café ao sol e coloque em potinhos ou em meias velhas como sachês, coloque em armários e outros espaços da casa — o cheiro de café fica suave e agradável.

FOTO: Divulgação.

3. Limpador abrasivo natural: a textura da borra ajuda a remover sujeiras difíceis de formas e panelas. Use com água e cuidado para não riscar.

FOTO: Divulgação.

No jardim, confira dicas da paisagista Gabriela Pileggi: 1. Fertilizante líquido: misture 100 g de borra com 1 litro de água e regue as plantas. Atenção para não exagerar, pois o excesso pode prejudicar o solo.

FOTO: Divulgação.

2. Controle de pragas: borra seca espalhada sobre a terra e folhas ajuda a afastar insetos indesejados.

FOTO: Divulgação.

Na pele? Melhor evitar, diz a dermatologista Thaísa Modesto: 1. Esfoliação caseira não é segura: embora popular, a prática pode causar microlesões e reações adversas. A dermatologista alerta que o ideal é usar produtos testados e específicos para a pele.

FOTO: Divulgação.

2. Se ainda assim for usar: aplique com delicadeza no corpo, nunca no rosto, e apenas com a borra fresca. Sinais de irritação devem levar à interrupção imediata do uso.

FOTO: Divulgação.

A borra também ajuda a manter alguns insetos indesejados bem longe do seu jardim. Com informações de: Metrópoles.

FOTO: Divulgação.

Clique no botão abaixo para ver mais webstories