WEBSTORIES

Conselheira do Iphan palestra no Museu Campos Gerais

Raízes, experiência, ancestralidade, cultura. A conversa foi boa no Museu Campos Gerais, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (MCG-UEPG), na última quarta-feira (23).
FOTO: Divulgação/UEPG.
O espaço recebeu a mestre jongueira Alessandra Ribeiro, representante da sociedade civil no Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
FOTO: Divulgação/UEPG.
Alessandra, que é historiadora e doutora em Urbanismo, falou com alunos da pós-graduação em História da UEPG e colaboradores do MCG sobre antirracismo, matrizes africanas, patrimônio imaterial, sua experiência com o resgate do jongo em Campinas e com a Casa de Cultura Fazenda Roseira.
FOTO: Divulgação/UEPG.
As atividades qualificam o Museu Campos Gerais e o consolidam como protagonista no campo das instituições públicas de memória em Ponta Grossa e região, segundo o diretor, Niltonci Batista Chaves.
FOTO: Divulgação/UEPG.
Alessandra também conheceu o Rota Preta PG, projeto de extensão do Museu Campos Gerais sob coordenação do professor Robson Laverdi, diretor de acervos do Museu, e da pós-doutoranda Merylin Ricieli dos Santos, em parceria com o Departamento de História, o Programa de Pós-graduação em História e membros do Movimento Negro local.
FOTO: Divulgação/UEPG.
O projeto terá edições periódicas e abertas à população. A ideia é promover circuitos de visitação, destacando espaços públicos e privados nos quais é possível perceber referenciais culturais, religiosos, educacionais, intelectuais e de trabalho envolvendo a presença da população afro e afrodescendente em Ponta Grossa.
FOTO: Divulgação/UEPG.
FOTO: Divulgação/UEPG.
FOTO: Divulgação/UEPG.
FOTO: Divulgação/UEPG.
PUBLICIDADE

Clique no botão abaixo para ver mais webstories