WEBSTORIES

Curso de Medicina da UEPG completa 15 anos de existência

Era 20 de julho de 2009 e quarenta alunos iniciavam as aulas da primeira turma do curso de graduação em Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O momento tão esperado ficou registrado como a resolução de uma espera de décadas pela formação na área, repleta de idas e vindas.
FOTO: Divulgação/UEPG.
Depois de 15 anos, já são cerca de 350 profissionais médicos entregues ao mercado de trabalho com uma distinção importante: a formação de qualidade pela UEPG.
FOTO: Divulgação/UEPG.
A UEPG tem como uma de suas vocações as Ciências da Saúde: em novembro de 2023, o maior setor da UEPG, o Setor de Ciências Biológicas e da Saúde (Sebisa), completou 50 anos. Os primeiros cursos do setor eram fruto das Faculdades Estaduais de Farmácia e Odontologia; Farmácia e Bioquímica; e Odontologia, fundadas na década de 1940 – as primeiras a serem formadas no interior do Paraná. Hoje, os cursos de graduação oferecidos pelo Sebisa são Biologia (Licenciatura e Bacharelado); Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), Enfermagem, Farmácia, Medicina, Odontologia e o recém-criado curso de Nutrição.
FOTO: Divulgação/UEPG.
A primeira tentativa efetiva de implantação do curso só aconteceu em 2002, com a aprovação pelo Conselho Universitário e pelo Governo Estadual. Com problemas estruturais e sob uma forte pressão política, o curso foi fechado em maio de 2003.
FOTO: Divulgação/UEPG.
A autorização oficial para reabertura veio em 11 de agosto de 2008, pelo governador Roberto Requião, vinculada à construção do Hospital Regional dentro do campus da Universidade. Em 20 de julho de 2009, iniciavam as aulas da primeira turma. O reconhecimento do curso veio em 08 de maio de 2013, por meio do decreto nº 8.116, do Governo do Estado do Paraná, e a primeira turma se formou em 10 de julho de 2015.
FOTO: Divulgação/UEPG.
Quando aconteceu a primeira avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), o conceito já foi 4, de um máximo de 5.
FOTO: Divulgação/UEPG.
Em 05 de dezembro de 2006, o Governo do Paraná assinava o contrato para construção do maior hospital de Ponta Grossa: o Hospital Regional. O aporte, a princípio, seria de R$ 15 milhões, mas o valor total da obra acabou somando cerca de R$ 40 milhões.
FOTO: Divulgação/UEPG.
No primeiro ano de funcionamento do hospital, eram ofertados apenas 28 leitos. Quando passou a ser administrado pela Universidade, em 2013, o HU sofreu expansões, abriu serviços e chegou a 155 leitos no início de 2019. A partir daí, o crescimento foi exponencial, com a abertura de novos leitos e a incorporação de dois novos hospitais: o Hospital Universitário Materno-Infantil (Humai, antigo Hospital da Criança), em 2021, e o Ambuap, em 2023.
FOTO: Divulgação/UEPG.
Hoje, são 335 leitos, sendo 239 no HU e 96 no Humai. Há, ainda, a previsão de expansão do complexo de saúde, com a construção de uma nova torre no HU, um Centro Especializado de Reabilitação (CER-4), e o Ambulatório Médico de Especialidades (AME).
FOTO: Divulgação/UEPG.
O curso de Medicina da UEPG é o único do Paraná com a nota máxima (5) no Conceito Preliminar de Cursos (CPC), divulgado pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A avaliação leva em consideração o desempenho dos estudantes, infraestrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente. No Enade, o conceito do curso é 4.
FOTO: Divulgação/UEPG.
FOTO: Divulgação/UEPG.

Leia mais no portal aRede