WEBSTORIES

Bispo Dom Sergio celebra missa em homenagem a padre Wilton

Padre Wilton Moraes Lopes, de 67 anos, fundador da Copiosa Redenção, será sepultado nesta terça-feira (5), às 18 horas, na chácara da congregação no distrito de Uvaia, em Ponta Grossa. O corpo será colocado na Estação Ressurreição, a última da Via Sacra construída anos atrás por ele junto dos dependentes acolhidos. Ontem à noite, o bispo Dom Sergio Arthur Braschi celebrou uma das missas de corpo presente, na Catedral Sant’Ana, quando fez questão de enaltecer o legado de padre Wilton. “Não somente a pessoa do padre deixa essa marca, que nós queremos hoje, como Igreja de Ponta Grossa, reconhecer, agradecer a Deus por essa presença, mas essas obras que deixou como fundações”, dizia o bispo em sua homilia.
FOTO: Guilherme Matavelli/aRede.
Nas palavras de Dom Sergio, padre Wilton certamente continuará a interceder no céu para que a Copiosa - a congregação feminina e masculina - continue com inúmeras vocações e com serviço aprimorado, “não somente aqui, mas em tantos lugares do Brasil, em outras dioceses e também na Itália. Obrigada, Senhor! Nós estamos aqui num momento que é de dor, de saudade, de lágrima, mas também de confiança. Queremos fazer nossa ação de graças como Igreja Diocesana pela presença, pela ação e por esse legado que deixa”, ressaltou.
FOTO: Guilherme Matavelli/aRede.
Dom Sergio lembrou que, diante do mistério da morte, quando nos encontramos diante do corpo de uma pessoa querida devemos renovar a nossa fé na ressurreição. “Sabemos que a condição humana passa por um declínio normal e, um dia, encontraremos o túnel escuro da morte. Uns antes, outros depois, porém, sabemos que esse não é o ponto final da existência e da história humana porque o nosso Deus é o Deus da vida e não da morte".
FOTO: Guilherme Matavelli/aRede.
Ao citar a passagem do Evangelho proclamada, o bispo afirmou que o que Jesus realizou em Lázaro foi uma ressuscitação e não uma ressurreição. “Sabemos, e, padre Wilton testemunha isso para nós, neste dia de sua partida, a ressurreição da carne é para nunca mais morrer. É algo que Jesus, filho unigênito, experimentou em seu mistério pascal, depois de dar a vida pela Humanidade sob a cruz, sendo sepultado e, ao terceiro dia, saiu triunfante do sepulcro", destacou o bispo.
FOTO: Guilherme Matavelli/aRede.
Padre Luís César de Oliveira, superior geral dos Irmãos da Copiosa Redenção, contou que o local de seu sepultamento foi definido por ele. “A última estação da Via Sacra ele não terminou, pois disse que queria ser sepultado ali, na certeza de que seu Redentor vive. Depois do sepultamento, nós a terminaremos”, afirmou, ressaltando que padre Wilton passou todo o sofrimento da doença com muita serenidade.
FOTO: Guilherme Matavelli/aRede.

Leia mais no portal aRede