Xadrez é desenvolvido no Infantil 4 em Teixeira Soares | aRede
PUBLICIDADE

Xadrez é desenvolvido no Infantil 4 em Teixeira Soares

Crianças da Escola Machado de Assis puderam realizar várias práticas para ampliar o conhecimento através do jogo de tabuleiro.

Imagem ilustrativa da imagem Xadrez é desenvolvido no Infantil 4 em Teixeira Soares
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Crianças da Escola Machado de Assis puderam realizar várias práticas para ampliar o conhecimento através do jogo de tabuleiro.

Os alunos do Infantil 4 da Escola Municipal Machado de Assis, em Teixeira Soares, puderam aprender noções básicas de xadrez. Segundo destaca a professora Camila Carneiro, que coordena a turma, a atividade aleatória tornou-se permanente, principalmente pelo interesse dos alunos em relação ao tema.

“Semanalmente as crianças contam com aulas de xadrez e a professora pôde notar melhoras quanto à aprendizagem. Será que crianças tão pequenas podem aprender sobre um jogo considerado tão complexo? Essa dúvida foi sanada a partir da prática desenvolvida juntamente com a professora Camila Carneiro e o auxiliar de turma Paulo Fidelis Júnior”, aponta a docente.

A professora explica que Paulo jogava xadrez desde criança e, a partir disso, surgiu a ideia de mostrar aos alunos as noções básicas desse jogo milenar. “Inicialmente foram utilizadas as peças e o tabuleiro disponíveis na escola. Desde o primeiro contato com o jogo as crianças demonstraram um grande interesse. O trabalho foi se desenvolvendo de maneira positiva com aulas às sextas-feiras”, diz Camila..

O trabalho contribuiu no desenvolvimento dos alunos – melhoras na aprendizagem, com reconhecimento e nomeação das cores e objetos, além da memória. “O passo seguinte foi a confecção de um jogo de xadrez pelos próprios alunos. Foram utilizados materiais reaproveitados, como papelão e rolos de papel higiênico. As crianças pintaram e colaram os materiais, formando assim o jogo completo”, explana a docente.

“As crianças se sentem orgulhosas por terem confeccionado seu próprio jogo. As aulas de xadrez são um momento muito esperado pelas crianças. Eles reconhecem o nome das peças, a quantidade, a localização no tabuleiro, o número de casas do tabuleiro. É um momento em que são trabalhados diversos conceitos que estão presentes em nosso planejamento”, observou Camila.

Para conferir todas as produções da Escola Machado de Assis acesse o blog escolar da instituição de ensino. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE