Alunos expõem opiniões sobre poluição de rios | aRede
PUBLICIDADE

Alunos expõem opiniões sobre poluição de rios

Temática foi abordada, discutida e retratada por estudantes do 5ºA da Escola Municipal José Pedro Cleto em Jaguariaíva.

Imagem ilustrativa da imagem Alunos expõem opiniões sobre poluição de rios
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Temática foi abordada, discutida e retratada por estudantes do 5ºA da Escola Municipal José Pedro Cleto em Jaguariaíva.

Entre os vários assuntos de conscientização dentro das escolas estão a poluição dos rios. Buscando preservar nossos mananciais e a água doce que temos disponível para viver e sobreviver, trazer o tema para a sala de aula se faz cada vez mais importante. Na Escola Municipal José Pedro Cleto, em Jaguariaíva, o 5ºA da professora Luciana Freitas abordou o assunto.

“Levei para sala de aula uma poesia sobre um peixinho que vivia num ambiente poluído e que pedia a ajuda do leitor para melhorar seu habitat natural dos dias atuais”, destaca a docente, sobre o início da produção dentro da sala de aula. Na sequência foi possível abordar o tema da poluição, envolvendo todos os estudantes através de uma conversa onde expuseram suas ideais.

“Tivemos um bate papo sobre o assunto, onde as crianças relataram várias ações possíveis para diminuir a poluição dos rios e da natureza em si. Após essa conversa, pedi que imaginassem o peixinho da poesia e registrassem através de desenho”, explica Luciana. Assim, várias produções em forma de desenho e pequenos textos foram registrados pelos alunos.

A professora também destacou que, durante suas aulas, trabalha ouvindo e buscando a manifestação dos sentimentos dos educandos através de suas ideias e opiniões. Para isso, trouxe algumas perguntas à sala de aula: ‘como você acha que o peixe se sente num rio poluído?’, ‘qual dos dois lugares você acha mais poluído, o rio ou o mar? Por que?’, além da complementação de uma sentença como parte da atividade.

Para complementar, Luciana apontou a importância de debater o tema em sala de aula. “Acho interessantes essas atividades com respostas pessoais, pois leva o aluno a pensar nas suas ações diárias, conscientizando-se do devido cuidado com o meio ambiente”, conclui a professora. Para conferir todas as produções da Escola José Pedro Cleto, acesse o blog escolar da instituição de ensino. Clique aqui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE