Vamos Ler inicia 11ª edição com expansão regional | aRede
PUBLICIDADE

Vamos Ler inicia 11ª edição com expansão regional

Geração Digital chega a oito municípios, três escolares particulares, além de diversas entidades e empresas parceiras.

Imagem ilustrativa da imagem Vamos Ler inicia 11ª edição com expansão regional
-

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Geração Digital chega a oito municípios, três escolares particulares, além de diversas entidades e empresas parceiras.

Vamos Ler – Geração Digital, projeto de mídia, educação e novas tecnologias do portal aRede, em parceria com o Jornal da Manhã, inicia as atividades em 2018 trazendo a metodologia consolidada nos anos anteriores. Entre as principais novidades está o aumento do número de municípios – de cinco para oito nesta temporada. As Secretarias de Educação envolvidas no projeto em 2018 são: Ponta Grossa, Carambeí, Castro, Tibagi, Piraí do Sul, Jaguariaíva, Imbituva e Teixeira Soares.

Outro ponto de destaque do Vamos Ler – Geração Digital é a inserção de três escolas particulares da região. Os Colégio Sagrada Família e Colégio Integração, de Ponta Grossa, além da Escola Evangélica, de Carambeí, entram para o maior projeto de mídia, educação e novas tecnologias dos Campos Gerais. Com as instituições de ensino particulares, o Vamos Ler também agrega outra novidade: os trabalhos com o Ensino Fundamental II.

As parcerias com entidades e empresas continuam, com trabalhos a serem desenvolvidos neste ano. O Instituto Mundo Melhor (IMM), parceiro do Vamos Ler em 2017, busca levar conceitos comunicacionais aos jovens atendidos pela instituição. O Parque Histórico de Carambeí, referência no que cerne a história do município princesino, também desenvolverá atividades, assim como a Unimed, outra novidade para este ano de 2018.

Desenvolvido através do portal aRede, em parceria com o Jornal da Manhã, o Vamos Ler – Geração Digital busca inserir as mídias digitais em sala de aula pelo terceiro ano consecutivo. Com os resultados positivos dos últimos anos, o número de turmas também aumentou. Os blogs escolares, referência pedagógica-comunicacional, continuam agregando todas as turmas, com a divulgação na integra do que é realizado por professores e alunos dentro da sala da aula.

Sucesso no ano passado em toda a região, o Concurso de Blogs Escolares amplia as premiações: em 2017 foram seis premiados, contra 14 neste ano, nas mesmas quatro categorias - melhores blogs escolares, textos, fotos e vídeos.

Produções

Além dos blogs escolares, concurso, publicações digitais e impressas, o Vamos Ler - Geração Digital ainda divulga as produções através de boletins eletrônicos e especiais, como a Anuário da Educação. Para 2018, o objetivo é a inserção de entrevistas e vídeos com os destaques do projeto.

Escolas particulares de PG e Carambeí aderem ao projeto

O maior projeto de mídia e educação dos Campos Gerais ganhou três reforços de peso para este ano: o Colégio Sagrada Família, Colégio Integração, ambos de Ponta Grossa, e a Escola Evangélica, de Carambeí, são as primeiras instituições de ensino particulares desde que o projeto passou a ser totalmente digital.

“A inserção do Sagrada no projeto Vamos Ler reforçará as práticas de linguagens contemporâneas, a valorização da leitura e a produção de conhecimentos possibilitando aos educandos a interação no contexto social e o exercício da cidadania interativa e responsável”, comenta a Irmã Edites Bet, diretora do Colégio Sagrada Família, que integrará as turmas do 7º ano.

Para o diretor do Colégio Integração, Waldir Uller, a textualidade e desenvolvimento crítico são pontos a serem destacados. “Nós temos dentro da escola, há alguns anos, o projeto de leitura. A leitura da notícia e do jornal vem complementar o que a gente já faz, fazendo com que a criança leia, seja romance, história, outros livros. (O importante) é que ela sempre busque a leitura”.

A diretora Izabel Sgarbossa, da Escola Evangélica, explica que projeto agrega o conhecimento já adquirido em sala de aula. “A importância que nós consideramos nessa parceria é: o aluno como protagonista na ação de educar, do conhecimento, e o professor é o mediador. Inserimos nas questões digitais fazendo com que o aluno esteja mais próximo da realidade do mundo a sua volta, e a escola é parte dessa realidade”.

Empresas e entidades apostam na educação

Os patrocinadores dos Vamos Ler - Geração Digital fecham mais um ano de parceria pela mídia e educação na região dos Campos Gerais, e reconhecem a importância do investimento em ações educacionais.

“O projeto Vamos Ler não apenas potencializa o alcance das ações educativas, como também contribui com a democratização da informação produzida dentro do museu”, explica Lucas Kugler, historiador responsável pelo núcleo educativo da Associação Parque Histórico de Carambeí.

Quem também fez questão de destacar a parceria foi o Instituto Mundo Melhor (IMM) “Uma das diretrizes de atuação do IMM é o trabalho em rede. Neste sentido, contar com a parceria do Projeto Vamos Ler amplia a capacidade de atendimento aos jovens de diversas comunidades de nosso município, proporcionando educação digital aliada a cidadania”, afirmam a assistente social, Fernanda Edi de Matos.

A Caixa Econômica Federal (CEF), através do superintendente regional, Adriano Resende, elencou os pontos de destaque. “O projeto é importante para a CEF, pois ela vai reposicionando sua marca, levando a mídia às crianças”.

Empresa genuinamente dos Campos Gerais, a Expresso Princesa dos Campos, através de seu presidente, Florisvaldo Hudinik, também comentou a parceria. “A gente apoia e participa porque hoje a questão da informação é fundamental, principalmente porque incentiva a leitura dos jovens”.

Quem endossa o discurso do presidente da Princesa dos Campos é o diretor comercial da Imobiliária Dourada, Marcos Margraf. “O projeto Vamos Ler é um dos melhores que tem à disposição das crianças. Vemos com grandes olhos, pois vai atingir toda a família”.

A Copel Telecom, nova parceira em 2018, através do diretor Adir Hannouche, destaca o envolvimento da estatal. “Seguimos fielmente a determinação do governo Beto Richa, de apoiar as causas que promovam o desenvolvimento social e a inclusão digital do nosso Estado”.

Para a multinacional Tetra Pak, inserida em mais um ano no Vamos Ler, o Vamos Ler segue a linha definida pela empresa. “É um orgulho iniciar essa iniciativa, que tem como objetivo formar cidadãos mais informados e conscientes, confirmando nosso compromisso com projetos desenvolvidos em comunidades, as quais temos atuações, como Ponta Grossa”, aponta Patrícia Bastos, diretora de comunicação.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE