‘Indústrias Matarazzo’ é tema de atividade em Jaguariaíva | aRede
PUBLICIDADE

‘Indústrias Matarazzo’ é tema de atividade em Jaguariaíva

Estudantes do 5ºA da Escola Prefeito Aristides Soares puderam fixar conceitos através de informações históricas da família que marcou o município.

Estudantes durante Desfile da Semana da Pátria
Estudantes durante Desfile da Semana da Pátria -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Estudantes do 5ºA da Escola Prefeito Aristides Soares puderam fixar conceitos através de informações históricas da família que marcou o município.

Valorizar a cultura local é um compromisso importantíssimo para a formação das novas gerações que surgem nos municípios. A escola pode ter papel fundamental nesse crescimento cívico e de enraizamento, mostrando aos estudantes a importância de valorizarem a terra que vivem e, assim, poderem construir cenários cada vez mais animadores para a população local.

Poucos elementos são tão contundentes para a valorização local que os conteúdos trabalhados na disciplina de História. Os alunos do 5ºA da Escola Prefeito Aristides Soares, em Jaguariaíva, puderam conhecer isso de perto: a professora Suzana Melo da Silva apresentou a história do Conde Francesco Matarazzo, figura marcante (mesmo que indiretamente), no município que fica no norte dos Campos Gerais.

A atividade, realizada no dia 12 de setembro (terça-feira), começou com a explicação da professora sobre o ‘Império Matarazzo’ e o crescimento profissional de Francesco, que saiu da função de produtor de banha de porco a um dos casos mais bem-sucedidos no empresariado do início do século passado. “Grande parte da população apoia a preservação histórica, em manter o espaço pertencente à família Matarazzo preservado e sobre o sonho de Francesco”, comenta Suzana, acerca da ‘herança’ deixada para Jaguariaíva.

Para imergir os alunos no assunto, a professora realizou um questionário em sala de aula. Na sequência, foi feita uma obra de arte demonstrando a indústria, o trem e a estrada de ferro, características da época em que viveu a família. “Relembramos sobre o Desfile de sete de setembro, revendo fotos onde a escola homenageou o Conde Francesco Matarazzo, contando sua história e o marco que deixou e fez para o crescimento de nossa cidade. No final produziram um resumo sobre o que entenderam da aula”, completa Suzana.

Acesse o blog escolar do 5ºA Escola Prefeito Aristides Soares para conferir essa e outras produções. Clique aqui.

Resumo

Conheça um pouco sobre o tema principal da atividade em resumo enviado pela professora Suzana.

Breve histórico das Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo de Jaguariaíva-PR

Francesco Matarazzo, um dos principais industriais do século passado, nasceu na Itália e aos 27 anos (1881) chegou ao Brasil, instalando-se em Sorocaba onde iniciou seus negócios: revendia banha de porco e farinha de trigo. Homem visionário apostou na criação de porcos e passou a produzir sua própria banha. Mais tarde, aventurou-se na fabricação de latas para armazená-las, na produção de botões a partir dos ossos de porco e em muitos outros ramos fabris: tecelagem, serraria, cimento, indústria química, celulose entre outras, chegando ao total de 365 fábricas que levavam o seu nome “Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo” ou simplesmente “IRFM”. Após a morte do Conde Francesco em 1937, o comando das Indústrias Matarazzo passou para a responsabilidade de seu filho Francisco Matarazzo Júnior, conhecido como Conde Chiquinho.

Jaguariaíva foi sede de um frigorífico mais tarde transformado em tecelagem, por decisão do velho Conde Francesco Matarazzo que viu a oportunidade de expandir seus negócios na região que possuía a combinação perfeita: criação de porcos que garantiam matéria-prima abundante, água para a geração de energia e linha ferroviária para o transporte da produção.

As obras das IRFM em Jaguariaíva iniciaram-se no final da década de 1910, prolongando-se pela década de 1920. Além do frigorífico, que contava com armazém e escola, também foi construído um palacete, local que serviria de pouso quando o Conde Francesco estivesse de passagem pela sua Indústria em Jaguariaíva.

Atualmente, o local onde funcionava o frigorífico e a tecelagem, chamado de “Complexo Matarazzo” de posse da Prefeitura Municipal, deu lugar a vários empreendimentos empresariais e, em parte dele, funcionam diversos setores da própria Prefeitura. Em 2007, foi aprovada a criação do Museu Histórico Municipal Conde Francisco Matarazzo, no antigo Palacete.

A instalação das IRFM juntamente com a Estação Ferroviária, impulsionou o crescimento da chamada “Cidade Baixa” de Jaguariaíva que atraiu grande contingente de mão-de-obra tornando a cidade importante ponto de referência industrial no Paraná e no Brasil”.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE