Jogos desenvolvem habilidades de alunos em Imbituva | aRede
PUBLICIDADE

Jogos desenvolvem habilidades de alunos em Imbituva

Escola Municipal Santa Terezinha preparou estudantes através de capacitação física, mas sobretudo mental.

VÍDEO
| Autor:

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Escola Municipal Santa Terezinha preparou estudantes através de capacitação física, mas sobretudo mental.

Os Jogos Escolares Municipais de Imbituva (JOEM), têm início nesta segunda-feira (14 de agosto), e envolverá as instituições de ensino do município. A preparação é um dos pontos fundamentais para aqueles que buscam bons resultados no certame. Entre as escolas que desenvolveram atividades relacionadas ao JOEM está a Escola Municipal Santa Terezinha. Coordenados pelo professor de Educação Física, Rhuan Guilherme Galvão, o destaque fica por conta da importância dos processos que corpo e mente passam em situações como os Jogos. A Escola Rural de Barro Preto foi outra que se preparou para a competição. 

A coordenadora pedagógica da Santa Terezinha, Arilde Filipack, destaca pontos importantes a serem trabalhados na terceira edição do JOEM. “O Jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria e uma consciência de ser diferente da vida cotidiana, portanto a socialização da criança é feita por intermédio de regras que representam o limite que regula as relações presentes entre as pessoas”.

Outra característica levantada por Arilde está no campo das regras: é através dela que as crianças, nas fases inicias da escola, aprendem alguns conceitos sobre o que pode ser feito e o que não pode dentro de pressupostos já apresentados a elas antes do início das partidas. “A criança é colocada em contato com restrições, limites, possibilidades, incertezas, enfim, com a vida regularizada e harmônica”, explica a pedagoga.

A psicologia também tem papel fundamental na sustentação dos pressupostos supracitados. Para Arilde, é neste ponto que toda a dinâmicas dos Jogos traz questões fundamentais no psicológico da criança, que pode contribuir para seu desenvolvimento em sala de aula. “A Psicologia que tem o jogo como um de seus instrumentos, poderia ser definida como uma forma de tratamento que resgata, prepara ou aprofunda, no presente, as condições para o trabalho escolar, promovendo competências importantes para seu trabalho profissional no futuro”, aponta.

Um terceiro campo é trazido neste contexto: a utilização da área de línguas. “pode-se comparar uma partida de jogo de regras a uma produção textual, pois em ambos é necessário interpretar para tomar decisões, conferir significações, atribuindo sentido aos diferentes momentos da partida e ordenar logicamente as jogadas, etc.”, comenta Arilde. E, por fim, o respeito mútuo e o trabalho coletivo também foram exaltados pela pedagoga. “. É importante conscientizar que o jogo não é apenas um entretenimento, pois também envolve responsabilidade, respeito pelos demais jogadores e pelo grupo em geral, uma vez que não se trata de passar algum tempo brincando, mas de aprender, de forma divertida, o máximo possível, na verdade o jogo é reflexo da vida, com vitórias e frustrações”.

Para conferir o relato completo de Arilde, clique aqui  e acesse o blog escolar da Escola Municipal Santa Terezinha.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE