Gincana desperta para os riscos do tabagismo | aRede
PUBLICIDADE

Gincana desperta para os riscos do tabagismo

Atividades foram realizadas em Carambeí, com alunos da rede municipal de ensino. Escola Rural Municipal Santa Cruz conquistou segundo lugar em gincana.

VÍDEO
| Autor:

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Atividades foram realizadas em Carambeí, com alunos da rede municipal de ensino. Escola Rural Municipal Santa Cruz conquistou segundo lugar em gincana.

Muitas campanhas buscam alertar os consumidores de cigarro sobre os riscos e perigos que as substâncias que o compõem trazem para a saúde. Campanhas amplamente divulgadas pelo Ministério da Saúde e até nas próprias carteiras do produto mostram agravações que podem ocorrer pela utilização do tabaco e seus derivados, tendo como principal risco o desenvolvimento de câncer.

Para alertar a população sobre os riscos da prática, os estudantes do 5º ano da Escola Rural Municipal Santa Cruz, de Carambeí, realizaram uma gincana antitabagismo no campo e ginásio da empresa Batavo. Houve, ainda, desdobramento de outros trabalhos. “As escolas tinham como compromisso cumprir atividades antes da gincana: a coleta de lixo reciclável, onde todas as escolas receberam uma ‘bag’ para que as turmas pudessem colaborar trazendo recicláveis de casa”, explica a professora Carolline Marcos da Silva.

A instituição vencedora receberia, como premiação, um kit com frutas e verduras para todos os alunos do 5º ano. A docente conta que a escola Santa Cruz conquistou o 2º lugar, com um total de 1,8 kg de recicláveis por estudante. Carolline, que é professora de Educação Física, ficou responsável por “criar e ensaiar um grito de guerra e um nome a equipe”, que ficou conhecida como ‘Semente da Terra’. Já a docente responsável pela disciplina de Artes teve a incumbência de confeccionar crachás para os estudantes.

Atividades integradas

Com a profusão das ideias sobre a campanha, os educandos puderam relatar suas experiências. Contam que a turma foi dividida em dois grupos: dos números 1 ao 10 da chamada e 11 a 31. O primeiro núcleo montou um quebra-cabeças de um cigarro enrolado no dinheiro, com posterior desenho sobre o ocorrido.

No outro grupo, os alunos foram a campo para juntar ‘bitucas’ de cigarro que se encontravam no chão. Para trabalhar de forma mais recreativa, houve uma brincadeira após o almoço: as professoras eram vendadas e deveriam carregar uma colher com um ovo, guiadas por um aluno. A atividade prosseguiu com explanação dos alunos ao responderem perguntas.

Para o encerramento houve o sorteio de brindes para os estudantes participantes, com a entrega final de um ‘kit lembrança’ com flor, pacote de bolacha e achocolatado. “Em geral a gincana foi boa e nos ensinou muitas coisas legais”, destaca a aluna Geovana.

Clique aqui e acesse o blog escolar com todo conteúdo produzido na Escola Rural Municipal Santa Cruz de Carambeí.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE