Estudantes ocupam Escola Cavanis em Castro | aRede
PUBLICIDADE

Estudantes ocupam Escola Cavanis em Castro

Movimento estudantil contra a MP746 ganha espaço em outros municípios da região de Ponta Grossa. Ocupação foi decidida na sexta (07), mas efetivada nesta terça (11).

Imagem ilustrativa da imagem Estudantes ocupam Escola Cavanis em Castro
-

Rodrigo Souza

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Movimento estudantil contra a MP746 ganha espaço em outros municípios da região de Ponta Grossa. Ocupação foi decidida na sexta (07), mas efetivada nesta terça (11).

Estudantes do Escola Estadual Antonio e Marcos Cavanis, em Castro, iniciaram o processo de ocupação do local nesta terça-feira (11). O movimento é integrado à ação estudantil organizada em todo o Paraná contra a Medida Provisória (MP) 746, proposta pelo Governo do presidente Michel Temer e que altera a grade curricular do Ensino Médio no Brasil. A escola em Castro é a primeira a ser oficialmente ocupada na região dos Campos Gerais fora da cidade de Ponta Grossa (que já possui 10 espaços mobilizados).

A decisão de ocupar o colégio foi tomada já na sexta-feira (07), após reunião do Grêmio Estudantil. Representantes do movimento também organizaram uma conversa com os pais na noite de segunda-feira (10), avisando sobre a ocupação e apresentando a proposta da MP. Desde o início da manhã desta terça-feira (11), o colégio está ocupado pelos estudantes, que organizam atividades culturais e educativas dentro do espaço.

Os alunos manifestaram repúdio à MP que, segundo eles, “está sendo implantada sem debate público e que sucateia a educação pública do país”. Na tarde de terça, uma nota oficial sobre o movimento foi publicada nas redes sociais.

Confira a nota na íntegra:

“NOTA SOBRE A OCUPAÇÃO DO COLÉGIO CAVANIS

Os alunos do Colégio Estadual Antonio e Marcos Cavanis ocuparam o local na manhã de hoje (11). A decisão surgiu após reunião do grêmio estudantil na ultima sexta feira (07). Os alunos também organizaram uma reunião com os pais na noite de ontem (10) informando sobre a Medida Provisoria 746 e as consequências no ensino público nacional.

Os alunos manifestam repúdio à Medida Provisória (MP746), que está sendo implantada sem debate público e que sucateia a educação publica do país. Dentre as alterações propostas está a implantação de turno integral e enxugamento de disciplinas obrigatórias, como as de Sociologia, Filosofia, Educação Física e Artes.

Entendemos que uma reforma na educação brasileira é necessária, mas deve ser amplamente discutida entre estudantes, pais, professores, especialistas e a sociedade civil de um modo geral. Não há estruturas e suporte necessário para que uma reforma dessa amplitude seja implantada de maneira autoritária. Sendo assim, os alunos do Colégio Cavanis se juntam aos outros 164 colégios ocupados até o momento da publicação dessa nota, e resistirão até que as devidas medidas sejam tomadas.”

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE