Barro Preto se prepara para disputa dos jogos municipais | aRede
PUBLICIDADE

Barro Preto se prepara para disputa dos jogos municipais

Capacitação física e técnica, controle emocional e sintonia com os colegas são principais destaques da preparação da escola rural para o III JOEM em Imbituva.

Xadrez é uma das modalidades da competição
Xadrez é uma das modalidades da competição -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Capacitação física e técnica, controle emocional e sintonia com os colegas são principais destaques da preparação da escola rural para o III JOEM em Imbituva.

O espírito de companheirismo floresce em inúmeras situações: na solidariedade, na amizade, na superação de dificuldades e em vários aspectos do nosso cotidiano. Há, porém, uma atividade que torna esta comunhão entre colegas ainda mais latente: o esporte. É através dele que noções sobre o coletivo e a disciplina ganham forma, principalmente na infância e na adolescência. Hoje, o espírito e a competividade esportiva estão entre as principais formas deste tipo de desenvolvimento.

Quando se reúne várias escolas em torno de um objetivo – a prática esportiva – os resultados são incomensuráveis. É assim que os estudantes da Escola Rural Municipal de Barro Preto, em Imbituva, preparam-se para os Jogos Escolares Municipais de Imbituva (JOEM), que chega a sua terceira edição. A competição será realizada no Ginásio Municipal de Esportes Diogo Emanuel de Almeida. O JOEM contará com oito escolas do município em quatro modalidades: xadrez, tênis de mesa, queimada e futsal.

A preparação visando os jogos já começou no Barro Preto. “Primeiramente em sala de aula, a professora de educação física Alessandra, trabalhou as regras de cada modalidade, para só após essas explicações começarem os treinamentos. Foi trabalhada a importância do esporte para as crianças, não apenas o lado do desenvolvimento motor, mas dando ênfase ao lado do desenvolvimento cognitivo, o respeito, a convivência em grupos, disciplina, sociabilidade e o conceito de cidadania”, conta a professora Priscila Turko, do 5º ano.

Estes pressupostos apontados pela docente são reiterados sob a perspectiva dos alunos; a ansiedade e carinho, destaca, são sentimentos presentes nos dias que antecedem os jogos. “As competições infantis são uma oportunidade de estimular o espírito esportivo e amizade, além de espalhar os valores do esporte entre as crianças, mesmo querendo alcançar a vitória, necessita-se sempre lembrar que o importante é estar participando”, complementa Priscila.

O auxílio nas questões da saúde corporal e mental, além do controle emocional também são destacados pela professora. Socialização é outro ponto importante para o desenvolvimento dos estudantes. Assim, a gama de possibilidade que o esporte – e os Jogos Escolares – possibilitam para as crianças do município vai além do que as regras pré-estabelecidas em cada modalidade; sejam elas de capacidade técnica e física, como o futsal, ou de estratégia e paciência, como o xadrez. Confira a galeria completa de fotos e o relato de Priscila no blog escolar da Escola Rural de Barro Preto.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE