Menina de PG ganha título da Associação dos Engenheiros
Criança de 7 anos foi eleita Sócia-Mirim pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
Publicado: 06/08/2024, 09:42
A ponta-grossense Elisah Scheidt Friessen Santiago, de apenas 7 anos, recebeu o título de Sócio-Mirim, eleito anualmente pela Associação dos Engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (AEITA) e pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Essa premiação visa selecionar crianças de 7 a 14 anos, que tenham interesses nas áreas relacionadas a ciências, engenharia e inventividade, especialmente a temas ligados ao setor aeroespacial ou tecnológico, para fazer parte de um grupo de jovens com os mesmos interesses. Os selecionados podem conhecer de perto o polo aeroespacial brasileiro, em São José dos Campos (SP) e outras instituições importantes do setor aeroespacial brasileiro.
Neste ano, seis meninos e quatro meninas, de todas as regiões do Brasil, foram escolhidos para a premiação. Conforme a mãe, Ana Cristina Santiago, Elisah foi a única criança do sul do país selecionada para ser Sócio-Mirim 2024, sendo a primeira criança de Ponta Grossa a receber este título. Em novembro deste ano, ela e outras nove crianças irão para São José dos Campos viver essa experiência única e receber a premiação.
Ana Cristina informa que todas as crianças selecionadas têm uma missão daqui para frente: levar o conhecimento e as experiências científicas para demais crianças e adultos, servindo de exemplo para outros jovens e levando o nome do ITA para a sua região.
SUPERDOTAÇÃO - Elisah possuí altas habilidades e tem um QI de 140. Ela foi aceita pela Intertel, uma sociedade que reúne as pessoas com o QI mais alto no mundo, em setembro de 2023. A criança foi avaliada pela neuropsciopedagoga, Karina Paludo, em Curitiba. Após o resultado, a mãe de Elisah encaminhou o laudo para a Intertel, onde a jovem foi aceita por possuir QI superior a 99% da população mundial - mais informações aqui.
Sob supervisão de Mario Martins