Cerca de 88 mil alunos voltam às aulas nesta segunda em PG | aRede
PUBLICIDADE

Cerca de 88 mil alunos voltam às aulas nesta segunda em PG

Escolas da rede municipal e estadual irão retornar as aulas no mesmo dia

Escolas da rede municipal e estadual irão terminar as aulas também no mesmo dia
Escolas da rede municipal e estadual irão terminar as aulas também no mesmo dia -

Naiane Jagnow

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Cerca de 88 mil alunos irão retornar às aulas nesta segunda-feira (6) em Ponta Grossa, destes 31 mil são estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal, enquanto 57 mil fazem parte da rede estadual. O início do ano letivo de 2023 nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), das escolas municipais e estaduais vai acontecer de forma simultânea. No período das aulas, o ano de 2023 conta com nove feriados nacionais, sendo quatro prolongados, porém isso não deve interferir no ano letivo pois estão inclusos no planejamento do calendário escolar.

Além disso, o Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR) também sugeriu que as aulas retornassem nesta segunda-feira (6). Isso significa que o número de estudantes que voltam às aulas em Ponta Grossa pode ser ainda maior.

Apesar das aulas voltarem para os alunos somente no início da próxima semana. Os profissionais da Educação já iniciaram os preparativos para o ano escolar.  De quarta-feira (1º) até sexta-feira (3), a Prefeitura de Ponta Grossa realizou a Semana Pedagógica, com o lançamento das diretrizes e orientações para o ano letivo para os docentes.“Estamos entre as únicas cidades do Brasil a pagar o novo piso nacional aos professores e estamos elaborando um novo plano de carreira, que em breve será apresentado. Nossa educação é prioridade e vamos avançar muito ainda”, disse a prefeita Elizabeth Schmidt na abertura dos trabalhos.

A secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, também participou as Semana Pedagógica. “Fizemos questão de reunir nossos profissionais, para que sintam-se parte dessa grande rede que formamos. Também repassamos as nossas inúmeras conquistas dos últimos dois anos e projetamos nossas ações para 2023, construindo uma escola humanizada, que possui compromisso com a alfabetização, com a equidade e com o aprendizado de cada uma e cada um de nossos alunos”, comentou no evento.

No âmbito da rede estadual, os docentes estiveram realizando o planejamento nessa quinta-feira (2) e sexta-feira (3). A chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) Ponta Grossa, Luciana Aquiles Sleutjes, explica algumas alterações que devem acontecer no ensino estadual. “Temos grandes mudanças nas nossas matrizes curriculares, ofertando aos nossos estudantes educação financeira, programação, pensamento computacional, enfim, componentes curriculares que vem para agregar na formação do nosso jovem”, salientou. Segundo Luciana, o objetivo é preparar os jovens para as profissões do futuro e para inseri-los no mercado de trabalho com qualificação.

Outra novidade é a retomada da Prova Paraná. As avaliações devem ser aplicadas nos meses de abril, agosto e outubro. Essa prova é aplicada em todas as escolas estaduais para trazer um diagnóstico do trimestre.

Calendário Municipal

A volta às aulas acontece nesta segunda-feira (6). Já o recesso está previsto para ocorrer de 10 a 26 de julho. Enquanto o encerramento das aulas ficou para o dia 20 de dezembro.

Calendário Estadual

Da mesma forma, o retorno das aulas será nesta segunda-feira (6). O recesso de julho começa no dia 7 e vai até o dia 23. Enquanto o encerramento das aulas também ficou para o dia 20 de dezembro.

Entrega de material escolar

A Prefeitura de Ponta Grossa vai distribuir materiais escolares para uso de todos os alunos da rede municipal de ensino. As entregas iniciam na segunda e seguem ao longo de toda a semana.Enquanto os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental receberão kits que poderão ser levados para casa, as crianças matriculadas na Educação Infantil terão os itens disponíveis em sala, para uso conforme orientação dos professores. Além disso, os alunos da Educação Infantil IV e V também terão kits individuais.

O valor investido nos kits é de R$ 1.306.230,00 e abrange diversos itens. Para o 1º ciclo do ensino fundamental, os materiais disponibilizados são: apontador, borracha, cadernos de linguagem grandes e pequenos, desenho e caligrafia; cola, lápis grafite e de cor, régua e tesoura. Para o 2º ciclo, além dos materiais essenciais, serão entregues esquadro, transferidor e canetas preta e azul. Já para os alunos da educação infantil, serão distribuídos: apontador, borracha, caderno de desenho, giz de cera, cola, lápis grafite e de cor, régua e tesoura.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE