Educação e Movimento Negro debatem ações de igualdade racial | aRede
PUBLICIDADE

Educação e Movimento Negro debatem ações de igualdade racial

A Secretaria Municipal de Educação recebeu nesta semana representantes do Movimento Negro para debater ações para ampliar a promoção da igualdade racial também nas escolas

Além do acolhimento da família e a averiguação de toda a situação, serão realizadas atividades educacionais específicas
Além do acolhimento da família e a averiguação de toda a situação, serão realizadas atividades educacionais específicas -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A SME descreveu as ações realizadas junto às escolas do município no sentido de prevenir, tratar e educar sobre o respeito às diferenças. A Secretaria também demonstrou como está sendo trabalhado junto aos alunos e profissionais a situação em que um aluno disse à família ter sofrido ofensas raciais vindas de outro estudante. 

Além do acolhimento da família e a averiguação de toda a situação, serão realizadas atividades educacionais específicas. Liz Angela Gonçalves, também representante do Movimento e professora na rede municipal, revelou que irá trabalhar com alunos do município, de maneira lúdica, obras em que crianças negras demonstram força e orgulho, promovendo a igualdade e o respeito.

Participaram do encontro a diretora do Departamento de Educação, professora Izolde Hilgemberg de Oliveira, além de técnicos da SME nas áreas jurídica, pedagógica, de assistência social e comunicação, além dos diretores do Instituto Sorriso Negro, Manoel Rosa Florindo e João Luiz dos Santos, a representante do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Cristiane Zelenski e José Luiz Teixeira, representando a Comissão de Promoção da Igualdade Racial, Combate ao Racismo e Direito à Liberdade Religiosa da OAB Ponta Grossa.

A professora Izolde Hilgemberg demonstrou que a SME conta com a sociedade civil e a comunidade escolar para apoiar as ações em prol da Educação. “Foi um encontro bastante positivo, pois a Secretaria está sempre aberta ao diálogo para todos que a procuram. Nossa conversa foi no sentido de ampliar a formação de nossos professores e certamente poderemos ter bons resultados ao discutir a questão do preconceito, que infelizmente persiste em nossa sociedade, pois é na unidade escolar que se planta a semente para no futuro colheremos bons frutos”.

O advogado José Luiz Teixeira avaliou o encontro como muito satisfatório, no sentido de estreitar os laços no sentido de prevenir situações que possam ser enfrentadas por estudantes educadores, no dia a dia escolar.

“Eu já imaginava um tratamento muito conciliador e ao mesmo tempo muito generoso da Secretaria Municipal de Educação para conosco. Eu sabia que a reunião, pelas pessoas capacitadas que tem aqui, qualificadas que tem aqui, seria uma boa reunião em prol de uma condição que não pode mais ocorrer na sociedade, que é o racismo na escola. Para isso, a gente tem que comungar ações, pensamentos e ideais para que possamos juntos enfraquecer esse arcabouço pernicioso da discriminação racial nesse país. Então eu acho que a gente vai continuar conversando, vai continuar com as ações e quem sabe, Oxalá, nós tenhamos resultados satisfatórios”, comentou José Luiz.

Com informações da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE