Conheça o gabinete disputado por Elizabeth e Mabel | aRede
PUBLICIDADE

Conheça o gabinete disputado por Elizabeth e Mabel

Próxima a completar 200 anos de história, a cidade de Ponta Grossa será comandada por uma mulher. Veja como é o gabinete em que as principais decisões são tomadas

Espaço é ocupado por Rangel desde 2013 e será utilizado por Mabel ou Elizabeth em 2021
Espaço é ocupado por Rangel desde 2013 e será utilizado por Mabel ou Elizabeth em 2021 -

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Próxima a completar 200 anos de história, a cidade de Ponta Grossa será comandada por uma mulher. Veja como é o gabinete em que as principais decisões são tomadas

Emancipada de Castro em 15 de setembro de 1823, a cidade de Ponta Grossa nunca foi comandada por uma mulher. Essa fato histórico chegará ao fim na próximo mandato, quando Mabel Canto (PSC) ou Elizabeth Schmidt (PSD) ocuparão o cargo de prefeita da cidade. Uma das duas prefeituráveis ocupará o gabinete do Poder Executivo a partir de 2021, ambiente atualmente ocupado pelo prefeito Marcelo Rangel (PSDB) desde janeiro de 2013.

Nesta semana, a equipe do Jornal da Manhã e do Portal aRede visitou o gabinete do prefeito (e da futura prefeita) para dar detalhes sobre o local. Na prática, o gabinete é o espaço em que o gestor(a) despacha (assinando documentos, autorizando processos licitatórios e etc) e recebe lideranças políticas, sociais e empresariais para reuniões diversas. Algumas entrevistas também são realizadas no local.

No caso do gabinete da Prefeitura de Ponta Grossa, a sala fica no segundo andar do Palácio da Ronda e tem acesso restrito - é preciso passar por uma recepção e duas portas antes de chegar ao local. Atualmente, a sala ocupada por Rangel é decorada por dois quadros com cartazes da campanha de Sandro Alex, irmão de Rangel, em 2008 na disputa pela Prefeitura e por um cartaz da campanha do próprio Rangel em 2012.

Recordações, diplomas e homenagens

Atualmente, Rangel também decora o ambiente com recordações diversas da vida pública - antes de ser prefeito, Marcelo foi deputado estadual por seis anos. Na parede do quadro estão quadros com certificados e diplomas, além de um quadro maior, emoldurando um macacão militar. Além disso, obras de arte também compõe o ambiente em que as principais decisões políticas da prefeitura são tomadas. 

Espaço para reuniões importantes

Na gestão diária do Palácio da Ronda, o gabinete do prefeito costuma abrigar reuniões mais intimistas - as reuniões mais gerais e amplas, com a presença da imprensa, são realizadas na sala de reuniões, ao lado do gabinete. Além da mesa do prefeito, o Gabinete também tem uma espaço com poltronas e sofás que abriga ao menos 10 pessoas. 

Ideia de ‘gabinete aberto’

Durante o período de campanha, os prefeituráveis costumam passar a ideia de que pretendem formar um gabinete aberto à população, muitas vezes levando essa estrutura para os bairros. Na prática, o acesso ao gabinete do prefeito(a) é restrito e mediado por uma série de acordos - um dos cargos mais importantes da gestão é do Chefe de Gabinete do prefeito(a), sujeito que controle o acesso de pessoas ao local de trabalho do gestor municipal, agendando e realizando uma série de reuniões em nome do prefeito(a).

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE