PG Memória: Identidade, Memória e Patrimônio 

I Salão do Patrimônio Cultural de Ponta Grossa, acontece em agosto no Parque Ambiental


Em agosto, os pontagrossensses vão ter a chance de viajar no tempo, emergindo em histórias que serão resgatas no ‘PG Memória’. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa através da Fundação Municipal de Cultura, e tem como proposta democratizar o acesso à informação, sensibilizar acerca do tema patrimônio e promover discussões sobre elementos da Cultura Municipal, as tradições e a identidade do povo. Serão quatro dias de programação no Parque Ambiental, com diferentes atrações culturais e 50 estandes com assuntos que remetem a história de Ponta Grossa.

Alberto Portugal, diretor do departamento de Patrimônio Cultural de Ponta Grossa, destaca a importância de um evento como esse para a cidade. “É promover o sentimento de pertencimento na comunidade e discutir de forma democrática com o público, a importância de se preservar a memória da cidade. Nós vamos montar um panorama para que as pessoas se identifiquem com a cidade que vivem. É muito importante a educação patrimonial e a educação sobre os temas que vão ser apresentados no evento”, conta.

São três as linhas gerais por onde o evento pretende passar e levantar discussões: Identidade, Memória e Patrimônio. Para isso será montado no Parque Ambiental, um grande salão, com exposições de diferentes assuntos.  Dos imóveis tombados ao Patrimônio Natural, das brincadeiras de criança às lendas urbanas. Aeroclube, Café Lontrinha, Lyra dos Campos e Operário terão suas histórias contadas. A comida típica princesina terá espaço, alcatra no espeto, gasosa, linguiça artesanal, comida tropeira, bolos e doces.  Histórias, muitas histórias, do índio, do negro, do imigrante, do Pontagrossense. Do seu jeito de falar – chamado de PGlândes -, da sua fé nas ervas medicinais, nas benzedeiras, no Monge São João Maria, no Mosteiro da Ressurreição. Fotografias históricas também ajudarão a relembrar o passado.

O PG Memória terá uma programação paralela ao Salão, em horário a ser definido. Estão incluídas serenatas urbanas, espetáculo Povo Sem Memória, reunião pública do Conselho de Patrimônio Cultural, City Tour pelos imóveis tombados, lançamento do documentário “Naquele Tempo”, e diversas apresentações Culturais.

Fernando Durante, presidente da Fundação Municipal de Cultura, está animado com aproximação do projeto. “A expectativa é a melhor possível, pois a adesão tem sido maior a cada dia por parte de entidades, escolas, faculdades, agremiações e do público em geral. Teremos mais de 40 palestras, exposições e muita história para contar”, conta.

A abertura oficial do evento, será dia 22 de agosto, às 15h, no Parque Ambiental. Na mesma data acontece uma palestra sobre patrimônio histórico e o lançamento do Documento de Salvaguarda. No dia 22, o evento terá a participação das Benzedeiras, lançamento do livro “Plantas Medicinais, roda de viola, palestra sobre salvaguarda e tombamentos, e apresentações de compositores locais. A programação do dia 23, conta, entre outros, com shows de stand-up comedy, e apresentações da Banda Escola Lyra dos Campos e Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa. No dia 24, acontece o festival de gastronomia, entrega dos Prêmios Guardiões do Patrimônio e encerramento com o Coro da Cidade de Ponta Grossa.

Melim faz show em PG nesta semana

Melim faz show em PG nesta semana...

PR fomenta o turismo com os Jogos da Aventura e Natureza

PR fomenta o turismo com os Jogos da Aventura e Natureza...

Capa da edição desta terça-feira (13/08/2019) do JM

Capa da edição desta terça-feira (13/08/2019) do JM...

A Ferroeste fora dos trilhos

A Ferroeste fora dos trilhos...

Polo Tecnológico de PG

Polo Tecnológico de PG...

Charge da edição desta terça-feira (13/08/2019) do JM

Charge da edição desta terça-feira (13/08/2019) do JM...

Confira o seu horóscopo para esta terça-feira (13/08)

Confira o seu horóscopo para esta terça-feira (13/08)...

Moto bate em poste e piloto morre na hora

Moto bate em poste e piloto morre na hora...

Vagas na Agência do Trabalhador para terça-feira (13/08)

Vagas na Agência do Trabalhador para terça-feira (13/08)...

Vans do transporte escolar terão que instalar câmeras

Vans do transporte escolar terão que instalar câmeras...

UEPG abre inscrições para o Processo Seletivo Seriado

UEPG abre inscrições para o Processo Seletivo Seriado...

Castro intensifica campanha de vacinação contra o sarampo

Castro intensifica campanha de vacinação contra o sarampo...

Coluna RC desta terça-feira (13/08)

Coluna RC desta terça-feira (13/08)...

Centro de Eventos de PG pode virar Polo Tecnológico

Centro de Eventos de PG pode virar Polo Tecnológico...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS