PUBLICIDADE

Museu Campos Gerais oferta oficinas de fotomontagem e desenho

<b>Podem participar pessoas maiores de 12 anos, com direito a certificado de duas horas em cada atividade</b>

Podem participar pessoas maiores de 12 anos, com direito a certificado de duas horas em cada atividade
Podem participar pessoas maiores de 12 anos, com direito a certificado de duas horas em cada atividade -

Podem participar pessoas maiores de 12 anos, com direito a certificado de duas horas em cada atividade

A direção de Ação Educativa do Museu Campos Gerais (MGG), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), abre inscrições para duas oficinas artísticas que acontecem na próxima semana. Na quinta-feira (27), das 9h às 11h, ocorre atividade de ‘Fotomontagem’ (oito vagas). Já na sexta-feira (28), no mesmo horário, o público interessado participa da oficina de ‘Desenho de observação com carvão’ (oito vagas).

Podem participar das oficinas pessoas maiores de 12 anos, com direito a certificado de duas horas em cada atividade. As inscrições são gratuitas e feitas no endereço https://forms.gle/RV8A9nqoJ62G5mMr8.

O MCG funciona na Rua Engenheiro Schamber, 686, esquina com XV de Novembro, de terça-feira a sábado, das 9h às 11h45 e das 13h30 às 17h. Outras informações pelo telefone (42) 3220 3470.

As duas ações educativas funcionam a partir da exposição ‘Paraná: A fotografia de Orlando Azevedo’, em cartaz no Salão Saint-Hilaire desde a reabertura do museu, em 12 de abril. Um conjunto de 40 fotos mostra a cultura paranaense em retratos, paisagens e texturas. “Essa exibição, além de ser parte integrante do conjunto de exposições do Museu Campos Gerais, é considerada um documento importante e diferenciado para realizar ações educativas com oficinas voltadas à pratica da fotomontagem e outra para o exercício de desenho de observação”, explica a professora Patricia Camera, diretora de Ação Educativa do MCG.

Fotomontagem

A oficina de Fotomontagem propõe expandir a relação entre exposição e espectador através da reflexão sobre a fotografia de retrato e a criação de novas narrativas utilizando-se de recortes de revistas e da técnica da colagem.

Sabe-se que a fotomontagem é basicamente a associação e a ressignificação de duas ou mais figuras, ou fragmentos de imagem que em sua nova configuração gera uma outra composição e imagem. Apesar das técnicas para a criação de uma fotomontagem terem evoluído com o avanço tecnológico, ou seja, com o uso de programas de edição, a colagem é uma técnica usada desde o final do século XIX e início do século XX, sobressaindo-se na criação dos artistas surrealistas e dadaístas e continuando até os dias atuais.

Desenho de observação com carvão

A outra oficina vinculada à mostra fotográfica de Orlando Azevedo é o Desenho de observação com carvão. A proposta de observar e desenhar os retratos de 1 metro por 1 metro vistas no Museu Campos Gerais surgiu com a visualidade diferenciada que esses retratos possuem devido à alta qualidade fotográfica. Os retratos em preto e branco mostram detalhes, instigam o olhar, propondo uma reconfiguração de um retrato resultante da ação da observação e do gesto com o carvão vegetal, que é um material bastante utilizado entre artistas por facilitar a colocação de sombras e de refazer os traços, inclusive apagando-os caso seja necessário.

Assim como os retratos de Orlando impressionam pela sua grandiosidade, essa oficina de desenho busca levar a pessoa à profundidade do olhar e de sua interpretação traduzida em um papel no tamanho 30 x 42 cm em suporte de cavalete. O mundo do preto e branco é trazido pela fotografia, mas na oficina é traduzido segundo o olhar da pessoa.

Informações Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE URBE

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE