PUBLICIDADE

‘Diálogos Culturais’ produz série com artistas locais

Plataforma lançará vídeos contando a história de integrantes da cena cultural de PG

Imagem ilustrativa da imagem ‘Diálogos Culturais’ produz série com artistas locais
-

Plataforma lançará vídeos contando a história de integrantes da cena cultural de PG

O diálogo e a interação entre artistas independentes e populares configuram a série de vídeos intitulada “Papoccino”, produzida pelos jornalistas Douglas Kahl e Zek Ramos. As entrevistas fazem parte da iniciativa Diálogos Culturais que desde março, ajuda a dar visibilidade aos artistas da região, projetando-os nas redes sociais e intermediando as relações entre eles e a imprensa.

Produzidas em cinco pontos diferentes de Ponta Grossa, as entrevistas com artistas regionais têm por objetivo atribuir uma identificação imediata com o público da cidade. “A arte se configura como forma de expressividade de um povo. Ela é constituída de pessoas, mas também de memórias e, ao mostrar poeticamente estes lugares cotidianos, ajudamos a exemplificar a rica diversidade artística de nossa cidade, feita por gente de nossa terra”, afirma Zek.

Dessa forma, o “Papoccino” se destaca também pela sua diversidade, uma vez que o formato dos vídeos intercala três entrevistas, mostrando contrastes e similaridades de convidados com linguagens artísticas distintas. Segundo o jornalista Douglas Kahl, responsável pela captação e edição da série de vídeos “a pluralidade dos entrevistados cumpre com o objetivo de buscar uma identificação com o público, trazendo as discussões sobre arte presentes nas entrevistas, para um campo comum e popular”

O episódio de estreia “A música está na gente”, acontece no conhecido calçadão e tem como primeiro convidado o senhor Izaltino Andrade de Mello, compositor popular, que aos dez anos, aprendeu com o pai a tocar acordeon e nunca mais parou. “Ele comprou uma gaita e queria que eu aprendesse. Até apanhava um pouco e eu tinha que obedecer, mas aprendi”, conta.

O conhecido músico Alexandre Mello, que recentemente participou do Palco Novas Sonoridades no 10º Festival de Música de Ponta Grossa, conta que aprendeu os primeiros acordes com a família. “Meu avô e minha tia me ensinaram a tocar, mas só tive interesse aos 12 anos de idade, quando comecei a estudar e desenvolver a musicalidade”. Entretanto, o músico explica que começou a desenvolver a carreira musical somente há cinco anos atrás. 

O terceiro convidado estava de passagem pelo local da entrevista, e ao sentir-se atraído pela música e pela conversa, pediu pra participar. Augustinho Fernandes conta que “às vezes as pessoas estão caminhando na rua, tristes porque perderam um amigo, mas ao encontrar alguém tocando, elas ficam mais alegres”.

A parceria com Douglas Kahl, surgiu da histórica interação da Diálogos Culturais com artistas e produtores de conteúdo de Ponta Grossa. “Ainda na formação, já gostava de estar em contato com produções e eventos culturais da cidade. Poder elaborar um material na área que colabora com a popularização da arte regional, é uma honra para mim, por isso não pensei duas vezes quando recebi o convite da Diálogos Culturais para colaborar na produção do Papoccino”.

Desde o lançamento até agora, a iniciativa Diálogos Culturais, além de assessorar mais de 30 artistas, já realizou ações de incentivo à leitura com professores do Ensino Médio, de resgate a memória musical dos Campos Gerais, criou uma cia de teatro e outra de musical, stands e participação em seminários e congressos. “Ao interagir com os artistas da cidade, senti a necessidade de ampliar o diálogo para ouvir e atender as demandas, pensando numa melhor forma de inclui-los, levando em consideração seu ponto de vista e sua necessidade pessoal”, explica Zek Ramos, idealizador da plataforma.

Parceria

Os vídeos estarão disponíveis no canal Diálogos Culturais no YouTube e também em aba especial no portal aRede. “Dar acesso a estas histórias tem muito valor porque representa os inúmeros artistas criativos que dedicam seu tempo, às vezes de maneira solitária, para criar sua arte. De maneira geral, alguns não conseguem sobreviver apenas dos trabalhos artísticos e trabalham em outras funções. Eles representam a luta do artista popular, mas sobretudo, do povo brasileiro, que merece que suas histórias sejam ouvidas e compartilhadas”, finaliza Zek Ramos.

Os produtores do ‘Diálogos Culturais’, Douglas Kahl e Zek Ramos, e o músico Alexandre Mello, um dos participantes do primeiro episódio, concederam entrevista ao portal aRede na tarde da última quinta-feira (2). Os três deram detalhes do processo de produção do formato e das entrevistas, destacando o fato das gravações serem feitas em ambientes públicos, propiciando uma oportunidade de interação imediata.

Com informações da Assessoria

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE URBE

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE