PUBLICIDADE

Festividades religiosas movimentam turismo no estado

Guia completo sobre o assunto reúne os principais atrativos como locais de romaria, santuários e capelas

Imagem ilustrativa da imagem Festividades religiosas movimentam turismo no estado

O Paraná apresenta uma grande variedade de atrações no segmento de turismo religioso. Por conta disso, foi lançado na segunda quinzena deste mês, um guia que reúne mais de 160 atrativos religiosos, em 75 cidades do Estado.

O Guia Paraná 2018 de Turismo Religioso foi produzido após cerca de dois anos de pesquisas e traz as principais manifestações, locais e roteiros de fé. Curiosidade, interesse popular e número de público foram alguns dos critérios para a seleção dos municípios e atrações. “O que a gente acabou descobrindo é que o Paraná tem uma variedade muito grande de coisas que, em sua maioria, são desconhecidas da população. Isso acabou motivando a gente a elaborar este trabalho”, explicou o jornalista Eli Araújo, editor do guia.

“Hoje em dia aproximadamente 10% da população brasileira participa pelo menos uma vez por ano de algum evento religioso fora de sua comunidade”, contou Eli, que justifica a necessidade da obra devido à demanda. “Existem grandes festas que reúnem milhares de pessoas, são caravanas que procedem de diversas partes do estado. A intenção, inicialmente é atingir este tipo de público, mas também agências de turismo e as próprias instituições religiosas”.

Eli Araújo destaca dois dos principais atrativos que se deparou durante a coleta de dados para o fascículo. O primeiro é a Festa da Nossa senhora do Rocio, em Paranaguá. “A festa dura 15 dias, mas a procissão que acontece no dia 15 de novembro é uma coisa muito bonita. A participação é estimada em torno de 50 a 60 mil pessoas”.

O segundo é o Santuário de São Miguel Arcanjo, no município de Bandeirantes. Com apenas cinco anos de existência, estima-se que mais de um milhão e meio de pessoas já passaram por lá. “Nenhuma obra religiosa no Brasil cresceu tanto nos últimos anos igual a esse santuário. Tem atraído pessoas do Brasil inteiro”, destacou o editor.  

O leitor vai encontrar nas 104 páginas do guia, a relação organizada por ordem alfabética dos 75 municípios que se destacam no segmento, com o resumo dos principais eventos religiosos que acontecem em cada um deles e também os roteiros e caminhos de peregrinação. “No norte do Paraná a gente tem caminho entre Apucarana e Lunardelli e em Campo Mourão, também”, contou Eli.

Curiosidades

Dentre as curiosidades listadas na obra estão os três monumentos religiosos mais altos do Estado, que são a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, de Maringá, com 124 metros de altura; a Torre da Cocatedral de Francisco Beltrão, com 100 metros; e em terceiro lugar a cruz do Santuário de São Miguel Arcanjo, em Bandeirantes, com 81 metros de altura. Chama a atenção se comparados ao Cristo Redentor com seus 38 metros.

Rota do Rosário

No norte pioneiro, a Rota do Rosário, é um dos caminhos mais procurados. O roteiro inclui dez municípios da região. Bandeirantes, Santo Antônio da Platina, Jacarezinho, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Siqueira Campos, Tomazina, Ibaiti, Arapoti e Jaguariaíva.

Atualmente conta com onze santuários além de quatro atrativos religiosos, sendo eles, a Igrejinha São João Batista, em Arapoti e em Jacarezinho, o Beatério do Preciosíssimo Sangue de Jesus, o Museu Sacro Histórico Dom Ernesto de Paulo e a Catedral Diocesana Imaculada Conceição.

A Catedral de Jacarezinho é tombada pelo Patrimônio Artístico e Cultural do Paraná e destaca-se pelo seu acervo, representado por mais de 600 m² de pinturas a óleo do pintor Eugênio de Proença Sigaud.

O guia é uma produção independente. Para adquirir, basta fazer o pedido pelo telefone (43) 3354-2909 ou pelo e-mail [email protected]. O prazo de entrega é de até 10 dias úteis e o valor é de R$ 35, já com a taxa de envio. Mais informações também no site www.romariabrasil.com.br

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE URBE

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE