PUBLICIDADE

Luta dos brasileiros contra o nazismo inspira livros e documentário em PG

Jornalistas resgatam participação dos ‘Pracinhas’ na II Guerra Mundial em livros e documentário

Imagem ilustrativa da imagem Luta dos brasileiros contra o nazismo inspira livros e documentário em PG

A participação do Brasil na II Guerra Mundial é o tema de três propostas paranaenses para 2018, duas em forma de livro e uma em forma de documentário. Em comum, o gosto pela história e um sentimento de dever de contar os fatos dos autores, os jornalistas Diego Antonelli e Helton Costa.

O livro “Dias de luta: soldados paranaenses na II Guerra Mundial”, levará a assinatura de Diego e Helton. Na obra, os dois resgataram os nomes dos soldados do Paraná que foram convocados para a Força Expedicionária Brasileira – FEB e os relatos de atos de bravura, ferimentos e mortes do grupo. Depois, contextualizaram os documentos com as operações que se desenvolviam em solo italiano na frente brasileira entre 1944-45.

Também entrevistaram ex-soldados do Estado, recuperaram dados de arquivos multimídias e pesquisaram imagens entre familiares dos Pracinhas e no Arquivo Nacional. “O projeto visa preservar e divulgar a história de pessoas que ajudaram a construir a história de nossa sociedade. É preciso conhecer o passado para compreender o presente e evitar erros cometidos em outros tempos. É fundamental valorizar e disseminar a história sobre as pessoas e familiares daqueles que foram colocados em campos de guerra sem o preparo adequado”, comenta Diego, que é mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. O livro está em fase de revisão e deverá ser entregue em editora ainda a definir até a metade do ano.

Já o livro “Crônicas de sangue: jornalistas brasileiros na II Guerra Mundial”, de Helton Costa, trata o cotidiano dos correspondentes enviados para cobrir a FEB nos Apeninos italianos. Para isso, comparou obras dos repórteres, falou com familiares dos escritores, fez pesquisa nos arquivos do Exército no Rio de Janeiro, percorreu caminhos dos montes toscanos e encontrou fotos deles trabalhando no Arquivo Nacional.

“Foi bastante trabalhoso, mas, muito gratificante. Ao fim, juntamos um bom material que objetiva a imersão do leitor, como se ele estivesse ombro a ombro com os jornalistas naqueles dias de 1944 a 1945. Os familiares ajudaram bastante também. Creio que consegui contar de forma satisfatória a história daquele grupo de pouco mais de uma dúzia de homens que largou o conforto do Brasil para conviver ao lado dos soldados mandando notícias para quem estava do lado de cá”, comenta Helton, que é doutor em Comunicação e pós-doutor em História pela UFPR. O livro está pronto e em negociação com editoras. A previsão de lançamento é depois da metade do ano.

Outro projeto assinado por Helton e Diego, é o documentário “V de Vitória”, que contará em três episódios a participação do Brasil nos campos de batalha. Foram feitas entrevistas com Pracinhas, historiadores paranaenses, familiares de ex-combatentes, soldados da resistência italiana e idosos que na época da guerra eram crianças italianas ajudadas pelo Exército Brasileiro. As gravações foram feitas no Brasil e na Itália, nos antigos fronts. O apoio técnico é da entusiasta pelo tema, Andressa Beló, sobrinha neta de dois soldados da FEB com descendência ucraniana, de Prudentópolis, Paraná.

Autores buscam patrocínio

Para quem quiser ajudar a contar essas histórias, há espaço para patrocínios, tanto nos livros quanto em outras mídias, como por exemplo, redes sociais e no site do projeto. Para enviar propostas basta mandar e-mail para [email protected] ou entrar em contato pelas redes sociais na página www.facebook.com/vdevitoriabr. Há valores diferenciados e acessíveis para cada tipo de mídia. Todos os dias há atualizações na página com fotos inéditas do Brasil na II Guerra e com dicas de livros e filmes sobre o tema.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE URBE

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE