PUBLICIDADE

Estado quer ampliar parcerias com cooperativas da região

Governadora Cida Borghetti se reuniu com representantes das cooperativas agrícolas dos Campos Gerais
Governadora Cida Borghetti se reuniu com representantes das cooperativas agrícolas dos Campos Gerais -

Governadora Cida Borghetti se reuniu com representantes das cooperativas agrícolas dos Campos Gerais e reafirmou compromisso com parcerias

A governadora Cida Borghetti confirmou a disposição do Estado em manter o diálogo com o setor produtivo para ampliar as parcerias e estimular novos negócios na região dos Campos Gerais. Cida recebeu nesta segunda-feira (30), os presidentes das cooperativas Frísia Agroindustrial, Renato de Castro Greidanus; de Castrolanda, Frans Borg; e da Capal Agroindustrial, Erik Bosh; e o presidente do Sistema Ocepar, Paulo Roberto Ricken. “A região dos Campos Gerais tem muito potencial turístico, econômico e social que pode ser desenvolvido em conjunto com as cooperativas que já estão instaladas. Estamos abertos a ampliar o diálogo para novas parcerias”, afirmou a governadora.

Os dirigentes apresentaram à governadora projeto para ampliar a matriz energética dos Campos Gerais. A ideia é criar um parque eólico e uma usina de biogás para a destinação sustentável de carcaças de animais.

O projeto do parque eólico prevê a geração de 60 megawatts de energia, com capacidade de expansão para até 300 megawatts. Os estudos preliminares indicam que o Estado é o segundo melhor parque de ventos do Brasil e que a região comporta a usina.

Já o projeto de geração de energia através do biogás ainda está sendo desenhado pelas cooperativas. “Os projetos serão analisados com muita atenção pelas equipes técnicas do Estado e formaremos uma comissão para conhecer soluções similares e como elas se comportariam na realidade do Paraná”, afirmou a governadora. “Precisamos estar unidos para que possamos explorar as potencialidades que cada região oferece”, acrescentou.

Para o presidente da Frísia Agroindustrial, Renato de Castro Greidanus, o Governo do Estado tem se mostrado disposto a acolher as demandas e propostas do setor produtivo. “O diálogo com o Governo do Estado é sempre muito produtivo. Percebemos que existe muita vontade de buscar soluções para abrir novas possibilidades de negócios no Estado. O Governo é um grande parceiro”, afirmou.

“O governo está muito receptivo a todas as ideias que foram apresentadas. Saímos satisfeitos do encontro”, disse o presidente da Capal Agroindustrial, Erik Bosh.

Turismo

Além da matriz enérgica, foi discutido um novo programa para o fomento do turismo técnico na região com visitas aos parques industriais para apresentação das tecnologias utilizadas na produção de leite e carnes. “Podemos alinhar as ideias junto ao Governo. São inovações que podem fortalecer a região”, disse o presidente da Castrolanda, Frans Borg.

As três cooperativas formam a marca institucional Unium. Juntas, nos últimos 10 anos, investiram cerca de R$ 1 bilhão no Estado. Elas são beneficiadas pelo programa Paraná Competitivo.

Informações Agência Estadual de Notícias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE SAFRA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE