PUBLICIDADE

Audiência Pública debate medidas para ampliar segurança nas escolas

Representantes da Prefeitura e dos órgãos de segurança pública apresentaram medidas que estão sendo implantadas de forma imediata; pais criticam as ações e pedem a presença de Guardas Municipais em todas as escolas e Cmeis

Pais, mães e responsáveis por crianças em idades escolar participaram de audiência e ficaram insatisfeitos com as medidas apresentadas
Pais, mães e responsáveis por crianças em idades escolar participaram de audiência e ficaram insatisfeitos com as medidas apresentadas -

A implementação imediata de medidas para aumentar a segurança nas escolas municipais e Cmeis foi pauta na audiência pública, convocada pela Câmara Municipal, realizada na quarta (19). Estiveram presente as secretárias municipais de Segurança e Educação, Tania Sviercoski e Simone Neves, além de representantes das forças de segurança pública e outros membros das equipes municipais que estão atuando nessas áreas. A audiência foi aberta com uma apresentação das secretárias municipais sobre as ações que a Prefeitura anunciou na última semana, como a implementação do botão do pânico e vistoria dos pontos fracos nas estruturas físicas das escolas e Cmeis, entre outras. 

A secretária de Educação reforçou que as escolas são ambientes seguros e que garantir a proteção das crianças é tarefa de todos, poder público e sociedade. “Desde o ocorrido em Santa Catarina, estamos mobilizados para proteger nossas crianças. Qual escola queremos para essa geração? Uma escola gaiola ou uma escola que dá asas, que forma, que tenha protagonismo da criança e participação da comunidade? Precisamos cuidar das nossas crianças e não deixar que o medo crie pânico, para que não  achem que a escola é um lugar de violência”, reforçou Simone Neves, antes de detalhar as ações em andamento.

Na sequência, a secretária Tânia Sviercoski também apresentou as medidas em andamento, com destaque para o anúncio de contratação de 100 Guardas Municipais. “Com a tecnologia, implantando o monitoramento integrado e o botão do pânico, teremos uma resposta rápida para qualquer tipo de situação. Os novos GCMs serão mobilizados para atuação nas comunidades escolares”, detalhou ela.

Outras autoridades reforçaram ainda a importância da atuação dos pais em acompanhar as atividades dos filhos para monitorar potenciais situações de risco.

CRÍTICAS

Os pais, mães e responsáveis por crianças em idade escolar que acompanhavam a audiência criticaram as ações apresentadas. A demanda do grupo é para que seja anunciada a presença fixa de Guardas Municipais ou policiais na porta das escolas e Cmeis. 

“Não adianta as viaturas só passarem na frente das escolas tirar foto e ir embora! E estão muito preocupados com entrada e saída onde tem número grande de pais e mães. O perigo está quando eles já estão dentro das escolas e Cmeis. Cadê a segurança nesse momento?”, reclamou Gabrielle Fernandes. 

“E porque não investir em cercas elétricas ao invés de câmeras. Precisa ter algo pra evitar do cara entrar. Depois que Deus o livre acontece, imagens não vão adiantar”, pontuou Sidneia Lima.

DEBATE

Chociai destaca que o evento foi realizado para que as forças de segurança da cidade, juntamente com a Prefeitura, tivessem não somente a oportunidade de discorrer sobre o que está sendo feito atualmente com o intuito de coibir invasões nas escolas, mas também de ouvir as mães preocupadas com seus filhos. “Cumprimos uma importante missão de discutir um tema muito importante e buscar tranquilizar as famílias e encontrar soluções efetivas para amenizar esta situação que preocupa pais e mães da nossa cidade”, disse o presidente da Câmara.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE PONTA GROSSA

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE